Conheci o Jorge Filholini em Cuiabá, em um evento literário no Sesc Arsenal em que ele acompanhava o escritor Marcelino Freire, como produtor e assistente multimídia do projeto Quebras de circulação nacional. Conhecemo-nos e compartilhamos alguns momentos juntos no último dia da oficina de literatura que faz parte do projeto. Eu havia indicado a oficina para minha filha Marianna Marimon classificando-a como imperdível e ela participou com a mãe, Anna Marimon. Voltaram para casa ao final dos trabalhos no penúltimo dia com uma intimação de Marcelino: chama seu pai aqui, quero conhecê-lo!
Fazer o quê? Fui.
Foi muito bacana ter ido, conhecer Marcelino e Jorge, duas figuras muito legais e nossa identificação foi imediata. Todos ali naquela sala tínhamos em comum o amor irremediável pelas letras, pelas artes, pela cultura, mas principalmente, pelas pessoas. Marcelino com aquela aura de escritor reconhecido e laureado literalmente quebra tudo com sua simplicidade, irreverência e coração aberto para conhecer os brasileiros espalhados sobre a gigantesca superfície do país, escritores e artistas de tudo que é lavra. Ele parecia um cartógrafo, diagnosticando, mapeando e conectando os vários brasis e brasileiros criativos que foi conhecendo em suas andanças. Um sacerdote da poesia que ama o que faz, que sabe e reconhece as vias tortas que permeiam esse jogo da vida. O jogo é bruto e só faz isso quem ama muito.
Segue o convite:
O selo Demônio Negro lança, na segunda-feira (8), a partir das sete da noite, na Mercearia São Pedro, em São Paulo, o livro de contos “Somos mais limpos pela manhã”, de Jorge Ialanji Filholini. Editor do site cultural “Livre Opinião – Ideias em Debate”, Jorge estreia na literatura em contos que abordam a relação humana e a violência urbana. Segundo a escritora Aline Bei: “São contos crus, cinematográficos, com essas frases curtas cheias de pontos que me lembram tiros e que a vida não consegue engrenar porque sempre tem alguém querendo te foder”. Para Marcelino Freire: “Este livro de contos não é só a estreia de um autor. É a chegada de um dos nomes mais originais de uma nova geração”.
SERVIÇO
Lançamento do livro “Somos mais limpos pela manhã”
Autor: Jorge Ialanji Filholini
Selo Demônio Negro
Segunda-feira, 8 de agosto, 19 h
Mercearia São Pedro (R. Rodésia, 34 – Vila Madalena, SP).