Por Paulo de Tarso
Nossa viagem começa com uma radiografia sobre a década de 70, em que, para muitos, a música foi elemento primordial para as transformações na arte e no comportamento.
A música popular foi o que melhor retratou a diversidade e as transformações da cultura jovem nos anos 70. A década que começou com o fim dos Beatles teve uma fase megalomaníaca do rock. O heavy metal e o progressivo eram as vertentes em alta e suas canções estavam cada vez mais sofisticadas, com virtuosismos que flertavam com a música erudita. Bandas, como Led Zeppelin, Pink Floyd e Genesis, faziam concertos grandiosos, em mega turnês. O álbum “The Dark Side of the Moon”, do Pink Floyd, foi um dos grandes sucessos de vendagem e execução da primeira metade dos anos 70.
Mas, na metade da década tudo mudou. No momento em que o Queen despontava como uma das maiores bandas do rock, os rumos da música jovem estavam mudando radicalmente. Cansados da filosofia hippie herdada dos anos 60, das canções “viajandonas” que não falavam de sua realidade e das posturas super pop stars das grandes bandas, parte da juventude nos EUA e no Reino Unido adotou o “faça você mesmo” como lema artístico e comportamental. Nascia o punk, com seu rock básico, acelerado e visceral e um visual soturno e agressivo, tendo como expoentes os Sex Pistols e os Ramones.
Enquanto o punk chocava e causava uma ruptura, a música pop desaguava na disco music ou música de discoteca, baseada nos suingues da música negra e nos primeiros recursos da música eletrônica. A era da discoteca foi repleta de canções alto astral, feitas para dançar e descompromissadas, como mostram os sucessos de Donna Summer, Abba e KC & The Sunshine Band
Brown Sugar – Rolling Stones – 1971
Sex Pistol – God save the Queen
Disco Inferno – The Trammps – 1977
Paulo de Tarso é antes de tudo, palmeirense! Produtor musical, pesquisador, jornalista e radialista.
massa demais essas musicas que você postou mano, esse The Trammps-disco inferno, me levou longe demássss, valeu mesmo!!!
ainda bem que tirararam aquela foto disco, como ilustração não dizia nada..parece vetor do tosco draw!? rere