Nascida em 1969, a britânica Julie Verhoeven vive em Londres há 20 anos. É ilustradora, designer de moda e artista. Cada vez mais vive para a arte (ilustra, esculpe, filma, pinta) fazendo vídeos e murais, ilustrando revistas e realizando exposições/performances em todo o mundo.
O Victoria & Albert Museum (Londres) possui mais de 100 ilustrações de seu trabalho em exposição permanente.
A sua principal característica é a habilidade com que ilustra qualquer superfície (couro, tecido, papel).
Na moda começou a carreira como estagiária (durante quatro anos) de John Galliano, de onde saiu mais artista plástica do que estilista. Muito solicitada, já trabalhou/colaborou com as principais marcas de moda do mundo como Louis Vuitton, Mulberry, Versace, Melissa, Marc Jacobs e vários editoriais de revista, além de ilustrar lençóis e almofadas para a linha home da H&M (empresa sueca de moda).
Sua arte representa a feminilidade, a vulnerabilidade, a beleza e o absurdo, que nos remetem à emoção, ao humor e à psicodelia. Você não consegue ficar sem expressão diante do trabalho de Verhoeven (das suas cores e texturas), de alguma forma ele mexe com seu cerne/sentimento. É imprevisível, livre de inibições. Um trabalho francamente atraente/desafiador/questionador/incrível!
Julie Verhoeven é professora do curso de moda (há 15 anos) na Central Saint Martins e no Royal College of Arts de Londres e diz:
“Procuro encorajar meus alunos a descobrir sua própria linguagem. Meio que ignoro o lado comercial. Procuro mostrar as possibilidades de seu potencial e fazê-los buscar por novas saídas.”
Bye bye!