Conheci o Circo Pirathiny, salvo engano, em 2012, ou 2013. A convite do Luciano Bortoluzzi, palhaço, ator e produtor, que fundou a companhia em São Paulo. Na época fizemos uma edição do Sarau das Artes Free, que estava no auge de sua expressão e circulação, no circo que fincaram em Chapada dos Guimarães desde 2012, o circo foi abrigo de shows de rock, música clássica, teatro e circo. Fizemos um show com osviralata, Danilo Bareiro, Caio Mattoso e Chabox. Foi super bacana aquele encontro com a galera que tinha na lona um modo de vida. Arte, cultura e vida, tudo misturado. Passou um tempo e o Luciano com o Trio resolveu cair na estrada.
O Trio Pirathiny viajou 18 anos pelo Brasil, América do Sul e Europa.
Foram 14 países, 350.000 espectadores em mais de 300 cidades. 170 mil kms de itinerância e alegria por todos os estados brasileiros, passando por Fernando de Noronha, Jericoacoara, Jalapão, Ilha de Marajó, misturando com Ushuaia, Galápagos, Machu Picchu e Deserto do Atacama.
Apresentaram seu espetáculo “Esperando o Lima“ em ruas, praças, escolas, hospitais, ilhas, parques nacionais, e do outro lado do oceano, no Körln Gaukler Fest em Colônia na Alemanha e em Paris, na França, nos eventos: “La rue aux enfants- Fête nationale du jeu” no CafeZoide e “Villete en Pistes” no Parc de La Villete.
Em 2013 o Circo Pirathiny fechou suas portas e o Trio voltou a viajar, sem a lona, por São Paulo. Agora, o Trio Pirathiny volta à Chapada dos Guimarães e, segundo eles, pra ficar. Volta forte, juntando a dança, a música folclórica, música clássica instrumental, teatro, cinema, circo, com as oficinas de bordados, confecção de brinquedos populares e as oficinas de palhaçaria.
Estão propondo juntar tudo isso na Primeira Mostra da Alegria na Zona Rural de Chapada dos Guimarães. Uma realização do Instituto Cultural América INCA e Trio Pirathiny. Eles pretendem promover o intercâmbio cultural e proporcionar ao público da zona rural o acesso a diferentes formas de expressão artística através de oficinas, exibição de filmes e apresentações de espetáculos realizados por artistas locais que residem no município de Chapada dos Guimarães.
Segundo Luciano Bortoluzzi: “Levar uma estrutura de entretenimento, cultura e arte para famílias da zona rural de Chapada dos Guimarães é objetivo principal da Primeira Mostra da Alegria na Zona Rural de Chapada dos Guimarães. A “Mostra” passa por escolas municipais e estaduais, centros culturais, associações de moradores, praças, campos de futebol, ou seja, locais onde os moradores costumam frequentar, sempre pensando em facilitar o acesso e reunir o maior número de espectadores possível. Lembrando que toda a programação é gratuita.
Foi pensada uma programação que atende crianças, jovens e adultos, possibilitando interações específicas e reunindo famílias inteiras como nas atividades de dança, música e cinema.”
Existe uma onda de trabalhadores da cultura e artistas de várias áreas que vem atuando pelas bordas, levando conhecimento e entretenimento para criar um ambiente de efervescência cultural no país. Uma forma de romper com as dificuldades que caracterizam a realidade de grande parte de nosso povo que carece de acesso. Circo, cinema, ballet clássico, show de música folclórica, violões clássicos e show de rock. Uma escola que recebe espetáculos de circo, bonecos e teatro. Oficinas de bordados para a melhor idade e adultos interessados. Tudo feito de forma simples e do tamanho certo para cada comunidade.
Essa é a cara da Primeira Mostra da Alegria na Zona Rural de Chapada dos Guimarães. Eles contam com a parceria da Assembléia Legislativa, patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães e Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães.
04/11/17 Centro Cultural Almir Pereira Nunes (Sítio dos Amigos)/ Morro do Bom Jardim/ Chapada dos Guimarães, MT.
09h Espetáculo “A Benzeção da Terra” com a Cia Alegrís
10h15 “Oficina de Brinquedos Populares” com Micheli Sierra e Lótus Reuben / Cia Alegrís.
15h Espetáculo “Esperando o Lima” com o Trio Pirathiny.
16h30 Show Folclórico com o “Grupo de Siriri Patucha”
18h30 Exibição de Cinema/Filmes: “Pobre é quem não tem jipe” e “Pagando Mico” de Amauri Tangará e Tati Mendes/ “Cia D’Artes do Brasil”.
09/11/17 Escola Municipal Jacondino Bezerra/ João Carro/ Chapada dos Guimarães, MT.
08h30 Espetáculo “A Benzeção da Terra” com a Cia Alegrís.
09h45 “Oficina de Brinquedos Populares” com Micheli Sierra e Lótus Reuben / Cia Alegrís.
13h30 Espetáculo “Esperando o Lima” com o Trio Pirathiny.
15h “Oficina O Palhaço” com Luciano Bortoluzzi / Trio Pirathiny.
11/11/17 Campo de futebol de João Carro (em caso de chuva: Escola Municipal Jacondino Bezerra / João Carro/ Chapada dos Guimarães, MT.
19h00 Exibição de Cinema/Filmes: “Pobre é quem não tem jipe” e “Em busca de um tesouro” de Amauri Tangará e Tati Mendes/ “Cia D’Artes do Brasil”.
20h Show “Clássicos do Rock” com a “Banda Alzheimer”
03/12/17 Centro Comunitário Hermes de Abreu/ Cachoeira do Bom Jardim/ Chapada dos Guimarães/ MT.
14h “Oficina de Bordados” com “Bordadeiras da Chapada/NEOM”
17h “Show de Violões Clássicos/ Projeto Chapada em Concerto”
19h Exibição de Cinema/Filmes: “Pobre é quem não tem jipe” e “Em busca de um tesouro” de Amauri Tangará e Tati Mendes/ “Cia D’Artes do Brasil”.
05/12/17 Escola Estadual do Campo São José / Água Fria / Chapada dos Guimarães, MT.
08h30 Espetáculo “A Benzeção da Terra” com a Cia Alegrís.
09h45 “Oficina de Brinquedos Populares” com Micheli Sierra e Lótus Reuben / Cia Alegrís.
13h30 Espetáculo “Esperando o Lima” com o Trio Pirathiny.
15h “Oficina O Palhaço” com Luciano Bortoluzzi / Trio Pirathiny.
09/12/17 Galpão da Associação da Água Fria (Salão Paroquial)/ Água Fria / Chapada dos Guimarães, MT.
19h Espetáculo “Dança Clássica” com o Ballet Rachel Galesso.
20h30 Exibição de Cinema/Filmes: “Pobre é quem não tem jipe” e “As super amigas” de Amauri Tangará e Tati Mendes/ “Cia D’Artes do Brasil”.
21h30 Show “Clássicos do Rock” com a “Banda Alzheimer”