São variados os ritmos estrangeiros presentes no repertório cacerense. A fronteira oeste de Mato Grosso sempre esteve aberta aos sons com tempero caribenho executados em países vizinhos e que encontraram terreno fértil na cidade conhecida como “princesinha do Pantanal”.

Daí a sexta-feira (13) ser um dia memorável para a população, marcada especialmente, pela união de dois grandes nomes da música sul-americana em Mato Grosso. A banda Expresso Latino e o músico Guapo, que tiveram projetos aprovados pelo edital de incentivo à produção e circulação artística, Circula MT, se apresentam no campus da Unemat, a partir das 21 horas, com entrada franca.

Antes, às 19 horas, o evento idealizado pelo Movimento Figueira Cultural, traz ainda um workshow pelo projeto da banda Expresso Latino, com seus músicos e a participação especial de Guapo.

Guapo3De acordo com o proponente do projeto Mostra Latina – da banda Expresso Latino -, Maurício Zuñiga, a atividade deve reunir os músicos da cidade em um debate especial sobre como se estrutura a música latina. “O workshow vai contar ainda com o reforço de Guapo que estende a conversa às pesquisas sobre a música de fronteira e sons regionais”, declara o chileno radicado em Mato Grosso.

“Vamos falar sobre as variações dos rasqueados – de Cuiabá e da fronteira -, além do chamamé pantaneiro”, completa Guapo. O repertório dos shows também segue a orientação rítmica do bate-papo.

Repertórios dos shows

No set list da Expresso Latino, tem baladas, cha cha cha, rumba e muita salsa, entre outros, como aponta Zuñiga. Em destaque as quatro canções inéditas que logo levam a banda para o estúdio, cuja gravação está prevista no projeto aprovado pelo Circula MT.

Que os ouvintes fiquem atentos à Baila Mi Rumba, Um Solo Corazon, Pa´Bailar´Pa´Gozar e Porque Tu, todas com letra e música de Zuñiga.

Ainda outros grandes expoentes da música latina, como Consuelo Velásquez, Gipsy King, Joseíto Fernández, Maurício Cardoso e Ramón Sixto Rios figuram entre as canções a serem executadas pelo grupo que traz Mauricio como vocalista e violão base, Thiago Maia (contrabaixo), Marcos Levi de Barros (trompete) e Vinicius dos Santos, na ateria e percussão.

Já a banda que terá à frente o cantor, compositor e pesquisador, Guapo, faz o público se esbaldar com os rasqueados e chamamé pantaneiro – de composições próprias e de outros grandes compositores pesquisados por Guapo, como José Agnelo Ribeiro, Ney Ramón, Vicente dos Santos, Emiliano Fernandes e Hermínio Gimenez. Dentro em breve, ele também entra em estúdio para gravar músicas previstas em seu projeto, Pantanal Sinfônico.

Serviço:

Banda Expresso Latino

Guapo

Sexta-feira (13), às 21h no Campus da Unemat

Workshow, às 19 horas

Entrada Franca

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here