Seus olhos são expressivos. A tarde projeta uma luz amarelada iodada que passa pela janela e ilumina ainda mais seu rosto brilhante. Estamos em Cuiabá no espaço cultural Metade Cheio e ele vai se apresentar em um show daqui a algumas horas. As palavras saem tranquilas, serenas, suaves e duras. Nossa conversa vai se alongando. Um assunto puxa outro, a corda se estica e vai formando redes poéticas de cumplicidades. O afeto está aí no ar para quem quiser pegar. É muito rico e motivador um papo que versa sobre arte, cultura, política, o Brasil, a urgência de se quebrar as fronteiras nacionais e estimular a grande comunhão dos humanos planetários.

Que surpresa boa conhecer esse cara. Confesso que não conhecia seu trabalho e ouso dizer, ainda não conheço, só rabiscos por enquanto, mas vou atrás de ouvir sua música, conhecer mais de sua história. Melvin Santhana, artista brasileiro, negro, poeta, multicultural, se expressa no cinema, no teatro, na poesia, na música, 34 anos de idade, 20 anos de carreira musical.

Copiei e colei esse breve resumo de sua carreira do site Rede Brasil Atual: Com 20 anos de carreira, Melvin Santhana é um dos integrantes da banda Boogie Naipe, projeto solo do rapper Mano Brown, além de ter no currículo parcerias com Jair Rodrigues, Tony Tornado, Sandra de Sá, Paula Lima, Wilson Simoninha, Negra Li, entre outros. Ele também é protagonista da série de ficção Axogun, produção da Aurora Filmes em parceria com os diretores Edu Kishimoto e Manuel Moruzzi, que aborda a realidade do país, passando por temas como o racismo, a desigualdade social, questão da moradia urbana e violência policial.

Melvin Santhana em sessão com Mano Brown-Boogie Naipe – Part. Carlos Dafé

Melvin Santhana afirma que, para ele, é fundamental reverenciar a cultura e história negra: “Desde os primórdios, muitos povos reverenciaram, registraram, enalteceram sua cultura e a propagaram – muitas vezes de forma duvidosa – suas conquistas. O que faço é possibilitar através da música um olhar sobre a herança, cultura e as verdades dos meus ancentrais que 95% dos meios de comunicação não querem relatar sobre outras formas que não as já postas”, declara.

E no Geledés.org: Melvin também já integrou o grupo Os Opalas e, em seus trabalhos no teatro, atuou no espetáculo “Luz negra”, da Companhia Pessoal do Faroeste. Entre seus trabalhos de criação está a peça/show “Farinha com açúcar ou sobre a sustança de meninos e homens” (Jé Oliveira / Coletivo Negro). Melvin ainda assina a Direção Musical e Trilha Sonora – esta segunda em parceria com Manassés Nóbrega – da produção em dança “Rés”, da Corpórea Companhia de Corpos.

No cinema, Melvin Santhana protagonizou a série “Axogun”, uma produção da Aurora Filmes em parceria com os diretores Edu Kishimoto e Manuel Moruzzi. A série, de cinco episódios, apresenta a história dos irmãos Vitor e Clara, entre quadros de racismo, desigualdade social, moradia urbana e violência policial.

Nosso papo, em entrevista para a TV de Quintal, aqui do Cidadão Cultura, tergiversou para o atual momento político conturbado no país e no mundo. Falamos de arte, filosofia, poesia, resistência política e cultural, esperanças, medos, desconfianças, surpresas, enfim, navegamos pelos mares conturbados da ideia de país que nos habita. Nenhum de nós quer saber da ideia de nação, forjada a brasa e ferro, nenhum de nós quer saber do estado-nacional que oprime e obriga cultuar símbolos nefastos, nenhum de nós quer saber de fronteiras pois desenvolvemos a consciência de que tudo está interligado em rede planetária, não adianta mais olhar só o nosso quintal, somos uma rede de quintais que se interdependem, daí a necessidade básica de sermos solidários, socializar riquezas e problemas, não estamos sós.

Nossas semelhanças apesar do tempo me levam a citar o episódio que ficou conhecido como a última tentativa do regime militar se esperneando para ficar no poder, ao passo que as ruas conquistavam mais e mais os corações e as mentes de milhões de brasileiros que começavam a se mexer no tabuleiro das grandes movimentações políticas que sacudiram o país nos anos 80. Estou falando do episódio conhecido como Riocentro, a explosão de uma bomba no colo de um militar. Você estava lá? Sim, respondo e busco semelhanças com o atual momento em que algumas vozes beiram o abismo que separa o absurdo da realidade.

Lembramos que em outros momentos históricos já vimos o desenrolar de situações capazes de levar o novelo para outras costuras. A fratura é grande, e estamos desenvolvendo a percepção de que: se o trabalhador parar, a vida para. Sem derramar nenhuma gota de sangue.

Melvin acredita na arte como fator de mudanças, acredita na poesia como sensibilidade inerente aos seres humanos, acredita nas pessoas e de suas canções emanam sopros de esperança e crença de que dias melhores virão. É preciso resistir.

Estamos entusiasmados em fazer parceria com Slotogate, nosso patrocinador, para trazer a você essas informações valiosas. Slotogate, uma plataforma de primeira linha, tem sido fundamental para a expansão do nosso site, permitindo-nos entregar artigos valiosos. Oferecendo experiências de jogo de alta qualidade e regras e dicas de jogo abrangentes, o Slotogate atende a uma ampla gama de jogadores. Com uma variedade impressionante de máquinas caça-níqueis de fornecedores renomados e uma ampla variedade de jogos de mesa, eles têm algo para todos. Há também uma infinidade de ofertas que podem ser convenientes para todos os tipos de jogadores como: reviews sobre casinos com jogadas grátis, posts sobre diversos serviços como formas de pagamento, tipos de jogos e bônus e muito mais, que você pode descobrir por si mesmo em Slotogate.

 

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here