Saudar os organizadores da 1ª FLIC, Feira do Livro de Chapada dos Guimarães foi o primeiro impulso que senti ao sentar para escrever sobre o evento. Sim, por que o livro merece todo o respeito, carinho e atenção que possamos dar. É, talvez o grande responsável por impulsionar o conhecimento desde a revolução de Gutemberg, com a invenção da prensa e a consequente massificação da escrita, antes relegada a poucos e raros. Então, temos mais é que festejar essa estreia e saudar efusivamente seus realizadores.

Acontece neste sábado, dia 14 de maio, a primeira Feira do Livro de Chapada dos Guimarães (FLIC). O evento, que será na praça na Praça Don Wunibaldo, terá a participação da Carlini e Caniato Editorial (TantaTinta), editora Entrelinhas, editora Patuá (São Paulo), Bazar do Livro, Fusca Sebo e Inclusão Literária. Além disto, na feira haverá o lançamento do livro de contos “Pedro Canoeiro”, de Amélia Alves, editado pela Patuá.

A abertura da FLIC acontece às 9h com a apresentação do Quinteto Camerata. Para as crianças, haverá oficinas de criação com as professoras da cidade, Carla Ronqui e Miriam Marclay, em parceria com as atividades do Inclusão Literária, de Clóvis Mattos. O professor e escritor Everton Barbosa também irá fazer uma participação, relembrando músicas da MPB com seu violão.

Com foco na literatura mato-grossense, a FLIC também contará com a presença de diversos escritores. Um dos autores confirmados é John Coningham, que assina o livro “De moto pelas Américas”, publicado pela Carlini e Caniato Editorial. Nascido em São Paulo, Coningham atualmente reside em Chapada dos Guimarães e já publicou diversas obras sobre suas viagens e experiências pelo Pantanal e pelo mundo.

De acordo com a organizadora da FLIC, a historiadora e escritora Amélia Alves, o evento será realizado sem apoio financeiro de instituições. “É uma ação sustentada exclusivamente na vontade dos parceiros de realizar esta feira literária. Eu diria que principalmente coragem, pois estamos fazendo este evento sem qualquer ajuda financeira, seja do estado ou do município ou empresarial. A Feira do Livro era uma promessa silenciosa que alimentamos ao longo do tempo. Como historiadora e como todo leitor, sabemos a transformação inexorável na vida de um indivíduo, o contato com os livros e a boa leitura”, disse ela.

Atualmente, o desejo da organizadora e parceiros é que esta seja a primeira de muitas feiras literárias em Chapada dos Guimarães. “É só a primeira de inúmeras. Quem sabe teremos aqui uma similar a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty)? Com apoio, temos todas as chances”, finalizou Amélia.

flic-3

Serviço

Primeira Feira do Livro de Chapada dos Guimarães (FLIC)

Data: Sábado (14)

Horário: Das 9h às 17h

Local: Praça Don Wunibaldo, Centro, Chapada dos Guimarães (MT)

(Da Assessoria)

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here