Um dos figurinistas mais emblemáticos do showbiz que ganhou notoriedade depois de trabalhar com a Cher , o estilista norte-americano Bob Mackie (hoje com 80 anos) foi considerado “o rei das lantejoulas” na década de setenta. Perfeccionista e muito habilidoso, sabe trabalhar intimamente com vários tipos de corpos ao desenhar roupas/fantasias para shows, filmes, musicais ou programas de TV, “não é apenas uma coisa extravagante e louca, é tudo muito bem trabalhado” diz ele.

Vestiu muitas celebridades como Ru Paul, Tina Turner, Diana Ross, Liza Minelli, Barbra Streisand, Bette Midler, a lista é imensa, mas foi em Cher que ele encontrou sua musa perfeita, sendo seu figurinista desde 1967 quando se conheceram. “Uma mulher que usa minhas roupas não tem medo de ser notada.”

Sobre Elton John: “nos anos 70 eu o vesti como uma espécie de showgirl masculina, ele queria tudo, fizemos algumas coisas bem loucas como chapéus gigantes, capas muito compridas com penas, ele queria divertir-se.”

O Piano Man Elton John hoje com 72 anos é um dos músicos de maior sucesso no mundo, com muito talento e competência construiu uma carreira de 50 anos, com mais de 40 álbuns, foi o artista que mais fez parcerias (duetos) com vários artistas importantes da história da música, musicais da Brodway, trilhas sonoras de filmes e músicas atemporais.

Ficou conhecido em 1970 quando lançou o single Your Song e convidou Bob Mackie para desenhar suas roupas porque gostava do que ele criava para a Cher. Amante da moda, usou looks excêntricos, desafiantes, de uma forma original e luxuosa com todas as cores possíveis, tecidos, brilhos, plataformas e acessórios. Tem mais de 250 mil óculos icônicos de diversas cores e formatos que finalizam suas produções/caracterizações teatrais no palco. Seus óculos eram projetados pelo designer/artesão alemão Hans Fiebig (que também projetou óculos para Elvis Presley), eram feitos à mão e juntos davam asas à imaginação, extravagantes, tornaram-se sua marca registrada.

Já se fantasiou de Pato Donald, Branca de Neve, Estátua da Liberdade, Mickey Mouse, etc… Disse ao The New York Times: ” estou sempre preso ao piano, não estou? A roupa teve que ser, desde sempre, um componente do espetáculo que eu estava a tocar/cantar. Elas tornaram-me memorável. Vestia-me de forma completamente louca, especialmente nos primeiros 30 anos da minha carreira.”

Do dramatismo vitoriano ao cool americano, Elton Hércules John é realmente dono de um estilo flamboyant.

Nos mostrando que a criação é um ato poético e de resistência, Alessandro Michelle (estilista criativo da Gucci) em seu desfile Verão 2018 reverencia Elton John com looks setentistas, muitas cores (rosa, roxo, verde, laranja), macacões brilhantes, blazers bordados com ombros largos e as iniciais EHJ, óculos de armação grossa e por aí vai, questionando o jeito que a moda faz as coisas para tribos diferentes. Amigos, os dois combinam na moda justamente pela irreverência e ousadia.

Elton John se despede dos palcos com uma turnê mundial que começou em 2018 e vai até 2021 “Farewell Yellow Brick Road” e seu figurino de despedida foi criado pela grife italiana Gucci. Disse sobre essa escolha: “o espírito louco do Alessandro, a ausência de regras, a celebração da individualidade e o fato de ele ser uma pessoa tão expressiva, tudo isso faz com que eu o adore.”

Compartilhe!
Glenda Balbino Ferreira é pianista, publicitária, curso de moda incompleto, empresária dona da camisetaria VISHI e mãe de Theo Charbel, 55 anos.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here