Surpresa pra lá de boa ver que a Cufa Cuiabá CPA está em plena atividade, reoxigenando suas práticas, atualizando narrativas, readequando suas lutas. Confesso que tinha um preconceito em relação a parceria da Cufa com a Rede Globo, desde a época de MV Bill, Celso Ataíde, e outros fundadores do movimento, que ainda estão na ativa, diga-se de passagem. Sempre fiquei desconfiado dessas  adesões a estruturas muito grandes, vide Rede Globo, e a tendência secular do maior engolir os menores. O grande risco é de se tornarem sub produtos, afinal essa é uma luta que nasce na periferia e que ao passarem a ocupar espaços midiáticos tão visíveis, caminham com aqueles que sempre usurparam suas autonomias tornando-os meras mercadorias.

Numa pergunta direta ao presidente coordenador da Cufa Cpa-Cuiabá, Breno Dz6, indaguei sobre essa questão, o risco de ser sub utilizado por aqueles que fazem uma espécie de mea culpa, ou para tentar reparar erros históricos com questões como, dos negros, mulheres, cultura hip hop, e ele respondeu na lata: Que nada, sou a favor da parceria com a Globo, não me sinto usado, ao contrário, me sinto usando a estrutura que eles têm. E deu vários exemplos de sujeitos que passaram a ser respeitados depois que foram vistos na telinha levando seu rap, sua arte grafitada nos muros da cidade. As tias e avós passaram a ver seus parentes de outra forma, legitimados, valorizados, afinal estão lá na telinha, sendo vistos e reconhecidos pela comunidade. Daí passei a matutar, que tempos loucos são esses em que a Rede Globo passa a ser comunista? Reinaldo Azevedo progressista? Lobão atacado por olavetes? Olavo atacado por militares? Mourão para presidente? Sim! Muita gente que conheço está torcendo pra que um general ocupe o lugar que insiste em não combinar com o Bolsonaro.

Sinceramente, não esperava viver tudo isso em tão pouco tempo. Mobilizações se multiplicando, bobagens e mais bobagens do presidente da república fazendo as vezes de coveiro, cavando a própria cova. O país parece estar acordando para a realidade depois de um silêncio ensurdecedor, inexplicável, assustador. As vozes estão se encontrando novamente, as coisas não pararam, apenas estão operando de forma silenciosa. Vide a Cufa em Mato Grosso, de Sinop, de Colíder que tem o presidente nacional da entidade, de Cáceres, Peixoto de Azevedo, Barra do Garças, Cuiabá. Não se iludam, aos poucos, um a um, as mãos vão se dando, ampliando as forças, corroendo os podres poderes que se desfazem pela própria incapacidade de governar, ou de entender que, sem o outro, não somos nada.

Compartilhe!

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here