Assim falou Gloria Albues: É um momento de imensa alegria para toda a nossa família. Esse lançamento tem o gosto de uma celebração, com roda de samba, a projeção de uma entrevista com a Tereza, e muita alegria. Será um lançamento à la Tereza. Espero que amigos , conhecidos e admiradores de sua literatura, venham todos se juntar à gente. Viva Tereza! E torna a Revivá!
Salve salve! Hoje tem Tereza Albues, hoje tem (re)lançamento no Trigória, a partir das sete da noite, dessa grande escritora mato-grossense. Tereza tinha como endereço, a cidade das cidades, Nova Iorque. De Livramento para a cidadania planetária, Tereza produziu uma obra literária acima de qualquer suspeita. Lembro do entusiasmo, do também saudoso, Chico Amorim, que não economizava elogios para os livros dela que devorou intensamente. Indicação de Chico é para a vida inteira.
Este lançamento pós morte da autora mostra o quanto vale uma obra quando vem para ficar. Ela merece demais esse esforço coletivo, da família, capitaneada por Glória Albues, irmã de Tereza, mais que tudo, irmã e parceira. Glória é incansável batalhadora da cultura mato-grossense, no audiovisual, no teatro, na animação cultural, na presença de peso que tem por essas bandas.
Quando conheci Tereza, na casa de Glorinha, rolou uma troca intensa, uma promessa de novos encontros, com entusiasmo, mas quis a vida que não mais nos encontrássemos. Ficou um vazio, confesso, aquilo que poderia ter sido e não foi, parodiando o poeta Bandeira.
O pouco que li de sua obra dá o tom de sua grandeza. É literatura de gente grande. Alguns poucos contos foram suficientes para preparar o apetite para encarar o banquete que agora nos é ofertado com o lançamento de um box com quatro títulos que torna imprescindível devorar: “Iacanga”, “Chapada da Palma Roxa”, “O Berro do Cordeiro em Nova Iorque” e “Travessia dos Sempre Vivos”.
Merece aqui um comentário sobre a qualidade editorial. Impecável o trabalho da editora Entrelinhas, liderado por Maria Tereza Carracedo. Os livros estão belíssimos;
Fartura de coisa boa. Imperdível. Tem que ler!