Já pararam para pensar que as solas de nossos pés são superfícies de contato quase que permanente de nossos corpos com a Terra? Assim como para as espécies vegetais as raízes têm a função de sustentar o corpo de uma planta – caule, galhos e folhas –, os pés são nosso arrimo neste solo, onde se desenvolve a narrativa da vida. Nesta coletânea de poemas intitulada As solas dos pés de meu avô, de Tiago D. Oliveira, nos pés estão a metáfora da história do homem. Nas “rachaduras das solas duras” dos pés de um avô morto, “de cima de suas nove décadas”, é que o poeta tece a sua reflexão sobre a trama da existência. Muitas vidas irão despontar da pele ressequida desses pés, as dos ascendentes e descendentes, tendo sempre a paisagem da Terra, não como mero palco dessa jornada humana, mas como uma personagem prenhe de vida, seja a cidade, Lisboa, ou o Sertão profundo. O gado, a água, as ruas, a casa e a religiosidade são elementos que compõem a seiva perene que alimenta nossos corpos desde a raiz. Ao ler esta obra que toca a imensidão de nós mesmos, constatamos que todos surgimos, de uma forma ou de outra, do caminhar dos que nos antecederam. Das solas dos pés talhados dos nossos antepassados vamos sendo marcados, como xilogravuras, em seres que vivem uma eterna peregrinação. (Itamar Vieira Junior)
Tiago D. Oliveira nasceu em 1984, em Salvador-BA, graduado e mestrando em Letras pela UFBA, tendo passado pela UNL (Portugal). Tem poemas publicados em blogs, portais, revistas e jornais especializados no Brasil, Portugal e Espanha. Participou também de antologias no Brasil e em Portugal, dentre elas: Contos nos is (Edições Ecopy, 2011, Portugal), Entre o sono e o sonho – tomo I, II e IV ( Chiado Editora, 2013 e 2016, Portugal), Publicou Distraído, poesia (Editora Pinaúna, 2014), Debaixo do vazio, poesia (Editora Córrego, 2016) e Contações, poesia (Editora Patuá, 2018).
Contatos:
tolidiasum@gmail.com (E-mail) https://www.facebook.com/tiago.dias.3348 (Facebook) https://www.instagram.com/tiagod.oliveira/ (Instagram) https://tiagodoliveira.wordpress.com/ (Blog)