No célebre discurso de 1868, Nabuco de Araújo resumira o mecanismo operante no Brasil. “O Poder Moderador pode chamar a quem quiser para organizar ministérios; esta pessoa faz a eleição, porque há de fazê-la; esta eleição faz a maioria. E aí está o sistema representativo do país” (LAGE, 2016, p. 380).

Entrei na escrita de Claudia Lage pelo livro de crônicas, “Labirinto da palavra”, publicado em 2013. A obra reúne escritos publicados no jornal “Rascunho” e contempla o universo da criação literária que a autora agrupa sobre os tópicos de escrita, leitura e escritores, com nuances delicadas acerca do fazer literário.

A segunda porta de entrada foi o romance “O corpo interminável”, de 2019, que trata de mulheres violentadas ao longo do regime de exceção promovido pelo golpe militar de 1964. E quando falo de violência não me refiro somente ao estupro, naturalizado na cultura brasileira, mas sim, de qualquer tipo de desrespeito ao corpo e mente de mulheres.

Eufrásia e Joaquim Nabuco

Com duas das portas abertas, penetro nos labirintos da memória que compõem o mágico “Mundos de Eufrásia”, romance de estreia da autora, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2010, vencido por Raimundo Carrero com “A minha alma é irmã de Deus”. Os desencontros amorosos do abolicionista Joaquim Nabuco e da aristocrata monarquista Eufrásia Teixeira Leite, narrados por uma pinça deletéria que colore a imaginação do leitor.

Logo de início me vejo de volta à infância, assistindo maravilhado na televisão o animador J. Silvestre apresentando seu programa de perguntas e respostas. E como convidado o pesquisador Mário Autuori respondendo sobre formigas. “Da mesma forma que a morte havia me levado para longe, as formigas tinham me trazido de volta. Engraçado, realmente, muito engraçado, como a vida une as pessoas” (LAGE, 2016, p. 13).

Romance de estreia da autora, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2010

O pai de Eufrásia e Francisca não queria que seu patrimônio fosse entregue a qualquer aventureiro, depois de tanto edificá-lo com sua mente que avançava no tempo. “Desde cedo, ocupou-se pessoalmente com a educação das meninas, afastando-as das bonecas e da costura e aproximando-as dos números e dos livros”. (idem, p. 26). Eufrásia envolveu-se profundamente com a administração da fortuna, com investimentos em papéis, com aprofundamento nas relações comerciais ao redor do mundo. Com a morte prematura da mãe, foram as duas atiradas à obediência cega ao pai. E da genitora ficaram memórias afetuosas que as acompanharam ao longo da vida. A mãe registrava em um caderno tudo o que a afligia, seus rompantes, sua condição etérea de mulher na sociedade patriarcal daqueles tempos de Segundo Reinado.

Ana Esméria apertou o caderno com as mãos delicadas e se assustou, ao olhar o próprio reflexo no espelho. Deparou-se com uma menina, que usava uma linda coroa de flores pálidas na cabeça e que olhava para ela com um susto enorme no rosto (idem, p. 70).

Escritora Claudia lage

O espelho era o caderno, a escrita, o registro do que de importante acontecia no entorno. Mas foi enterrado para que se distanciasse de sua caixa de pandora. “O caderno debaixo da terra. O ritual do fogo após cada frase escrita, a menor que fosse. Não importava. Cada palavra, um pequeno incêndio de silêncio”. (p. 72).

Eufrásia sempre esteve ao lado dos mais necessitados. Visitava comunidades carentes de Vassouras, aos domingos, no trabalho voluntário junto à diocese da cidade. A cada visita novas atenções para os problemas que detectava. “Na visita seguinte, Eufrásia levou uma pilha de papel e vários potes de nanquim. Começou as aulas tentando relacioná-las com a rotina do vilarejo, e não com as palavras do livro” (idem, p. 142).

Após a morte da mãe, o pai praticamente proíbe as filhas de se casar com aventureiros que pudessem diluir a fortuna acumulada. E Lage constrói literariamente o funcionamento matrimonial por intermédio de um discurso de que “Se, como a heroína do romance queria, a união fosse baseada no amor, e não no peso e na medida dos interesses sociais, o casamento estava, sim, com os dias contados” (idem, p. 198).

O tratamento dado a homens e mulheres era distinto, e de alguma forma se manteve (ou mantém), com algumas variações. A própria medicina contribuía para a disseminação discriminatória. “Se Cristóvão [o tio], por exemplo, tinha uma enxaqueca, era certamente porque havia abusado do torresmo e da bebida, mas se a dor de cabeça era dela [a tia] nunca havia outro motivo a não ser o seu frágil sistema nervoso” (idem, p. 268). Mas nem só de bordados se via aquele grupamento de mulheres. E a descrição dessa costura me lembra do conto “Um apólogo”, de Machado de Assis.

O Museu Casa da Hera de Vassouras

A narrativa de Claudia Lage parece nos transportar para o cenário dos casarões antigos de sessenta e duas janelas, como a Chácara de Hera da cidade de Vassouras.

A linha presa entre os dedos, a fibra mínima e leve, quase imperceptível. (…) A linha entre os dedos. (…) Não se costura por vaidade. (…) O vai e vem da linha. (…) O vai e vem dos dedos. (…) O invadir e esvair da agulha. (…) Pequenos caminhos a serem percorridos, apenas isso. (idem, p. 278).

Casa de Eufrásia em Paris

Pareço ver alfinetes espetados a cumprir ordens enquanto agulhas e linhas disputam a vaidade cotidiana na fugacidade de momentos inúteis. Eufrásia vem a falecer em 1930, anos após experimentar esse romance com o abolicionista Joaquim Nabuco em vários cenários do Brasil e da França, como por exemplo, no Rio de Janeiro, por entre os “lençóis do Hotel White, branco esquecimento” (idem, p. 379).

A morte de Eufrásia foi seguida pela abertura do testamento que surpreendeu a muitos, não a todos. Os empregados e a cidade de Vassouras foram os grandes beneficiados. “O cachorro Quiqui e o burro Pimpão, da Chácara de Hera, não foram esquecidos. Receberam uma mesada, estipulada como aposentadoria, que lhes garantiu cuidados e descanso até o fim da vida”. (idem, p. 414). Aqui outra particularidade que também remete ao bruxo do Cosme Velho.

O Brasil precisa ler “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e caminhar com aquele filósofo doidão, o Quincas Borba. Caminhar até o livro cujo título espelha seu próprio nome. E entender como se faz um testamento capaz de desagradar aos humanos, mas priorizando outras formas de vida para além do que se convenciona chamar-se de razão.

 

REFERÊNCIAS

LAGE, Claudia. Mundos de Eufrásia. 5° ed. Rio de Janeiro: Record, 2016.

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Ao completar vinte anos da publicação de meu primeiro romance, fecho a trilogia prometida com este volume. Penso que esse tempo foi uma graduação na arte de escrever narrativas mais espaçadas, a que se atribui o nome de romance. Matrinchã do Teles Pires (1998), Flor do Ingá (2014) e Chibiu (2018) fecham esse compromisso. Está em meus planos a escritura de um livro de ensaios em que me debruço sobre a obra de Ana Miranda, de Letícia Wierchowski e Tabajara Ruas; o foco neste trabalho é a produção literária e suas relações com a historiografia oficial. Isso vai levar algum tempo, ou seja, no mínimo uns três ou quatro anos. Vamos fechar então com 2022, antes disso seria improvável. Acabo de lançar Gênero, Número, Graal (poemas), contemplado no II Prêmio Mato Grosso de Literatura.

Comentário

  1. Eufrásia Teixeira Leite era prima, em primeiro grau, de meu avô materno, Manuel de Aquino Leite, cujo pai era irmão do pai de Eufrásia. A minha mãe, hoje aos 95 anos, ainda se lembra desse romance entre Eufrásia e Nabuco. O irmão – Zeca Teixeira – do pai de Eufrásia era casado com a irmã mais velha – Idalina, tia de minha mãe – de meu avô, já citado. Portanto, eram primos.

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