Esse roteiro tá chegando pra você começar o ano respirando arte e cultura! Esta semana a gente traz mais dos projetos selecionados que contam com o apoio da Lei Aldir Blanc.

 

Oficina de Produção Cultural

Oficina sobre produção cultural ONLINE. Aprenda a fazer um projeto, onde captar recurso e muito mais. Tem emissão de certificado de 20 h e tudo.

Sobre o que é a oficina?

  • Elaboração de plano de ação/ projeto

  • Captação de recursos

  • Prestação de contas

  • Online

Quem pode participar?

  • Negro ou indígena

Quando?

  • 1ª OFICINA 23/02 A 26/02 – DAS 13:30 h às 15:30 h

  • 2ª OFICINA 27/02 A 28/02 – DAS 08 h às 12 h e 13 h às 19 h

Como se inscrever?

Dúvidas?

  • Entrar em contato no número (65) 99686-5898 ou no e-mail negamato@gmail.com

Oficina de Roadie

As inscrições seguem até o dia 15 de fevereiro via link do site oficial www.roadienapratica.com.br. Podem se inscrever pessoas a partir dos 16 anos. Já as oficinas serão realizadas entre os dias 17 e 19 de março, nas dependências do Sindicato dos Investigadores de Polícia de Mato Grosso (Sinpol-MT).

Oficina Desatando Corpos

A oficina “Desatando corpos” acontece de 1 a 5 de março, na Sala Flores, no Cine Teatro Cuiabá, seguindo todos os protocolos de segurança, higiene e saúde. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 23 de fevereiro. Inscrições aqui.

Mostra Etnomídia Indígena

Mostra Etnomídia Indígena ganha continuidade em Mato Grosso. A segunda edição do evento foi selecionada no edital Circuito de Mostras e Festivais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), por meio da Lei Aldir Blanc. Desta vez o evento será realizado em várias etapas e a primeira atividade são duas oficinas, que estão com inscrições abertas AQUI!

Renasça

O projeto Renasça retrata o cenário pós-queimadas no Pantanal. As exposições itinerantes de Adriano Figueiredo começam a circular em Mato Grosso.

Datas e locais:

04 a 13/02:  Várzea Grande Shopping, no estacionamento do piso G2

15 a 24/02: Shopping Estação Cuiabá, área interna

26/02 a 07/03: Palácio Paiaguás (a confirmar)

Lives de conscientização ambiental: 

09/02, às 19h: Live com participação do Cel. BM. Barroso

17/02, às 19h: live com participação de Romeu Benedicto

28/02, às 19h: Live com participação de Sandro Lucose

As transmissões das lives acontecem no Instagram do artista plástico: @aff.arte

Confira aqui no link mais informações.

muito MATO

Segue aberto até 17/02 o processo seletivo de contratação de jovens recém-formados para atuação no mercado da música por meio do projeto “muito MATO”. Os selecionados receberão bolsa no valor de R$ 700 pelo período de três meses, totalizando R$ 2,1 mil por participante.

Inscrições

Para participar do processo seletivo do projeto “muito MATO”, os candidatos devem encaminhar para o endereço eletrônico editalmtmt@gmail.com os seguintes documentos:

-Carta de intenção, escrita de forma livre, na qual fique explícita a sua relação com a música, dentro das suas próprias subjetividades;
-Currículo ou portfólio;
-Formulário de inscrição (anexo I);
-Questionário (anexo II)

Acesso ao formulário (anexo I) e ao questionário (anexo II) pelo link: https://bit.ly/39B71Cy 

Período: inscrições entre os dias 02 e 17 de fevereiro de 2021

Mais informações: muitomatomtmt@gmail.com

 

DIXTOPIA

O concurso artístico segue com inscrições abertas até 18/02 para artes visuais e literatura que versem acerca do tema “futuros distópicos”. A seleção realizada pela Comissão Organizadora dará resultado a uma revista de arte. Serão 12 obras premiadas.

Acesse o regulamento AQUI.

 

Theatro Fúria – “Laboratório Prático do Desanestesiamento dos Sentidos”

Fotos: Carolina Argenta

“O LaboratórioPráticoDoDesanestesiamentoDosSentidos, tem a finalidade de se fazer perceber pelos participantes, como e porquê, nós somos educados e treinados desde a infância para anestesiar os nossos sentidos e empobrecer as nossas percepções em relação ao mundo que vivemos e a nós próprios. Mais do que um laboratório de experiência visando as sugestões de exercícios diários para readquirir os nossos sentidos perdidos, é um laboratório prático, pois o seu objetivo é utilizar os sentidos alertados durante a oficina, numa Intervenção Urbana a ser apresentada no encerramento dos trabalhos.”

19 a 21/02 – Chapada dos Guimarães

05 a 07/03 – Cáceres

19 a 21/03 – Cuiabá

26 a 28/03 – Poconé

A oficina é gratuita e destinada ao público adulto! Para se inscrever, é só você acessar o site do Theatro Fúria.

 

Exposição Mestre Irigaray 

Foto: Protásio de Morais

Uma homenagem, em forma de exposição, ao artista plástico Clóvis Hugueney Irigaray será lançada no mês de abril e será apresentada nos formatos físico e digital. A exposição acontecerá na Galeria N Art’s e tem entrada gratuita!

Para mais informações: 3321-0316

 

Concurso Rodivaldo Ribeiro

O Concurso de Literatura Rodivaldo Ribeiro tem como objetivo viabilizar autoria de negrxs, indígenas ou pessoas trans em Mato Grosso. Os textos farão parte de um livro e 12 obras serão premiadas. Acesse o link e confira o regulamento!

 

Lives | Luciene Carvalho: 25 anos de poesia

“O projeto que homenageia a carreira da poeta Luciene Carvalho agendou quatro transmissões ao vivo para abordar aspectos relevantes das produções da autora enlaçados à leitura de alguns dos poemas. A programação busca divulgar a edição impressa da revista Pixé, que se configura o objetivo principal do projeto ‘Luciene Carvalho: 25 anos de poesia’ e que será distribuída gratuitamente na segunda quinzena de março. Os poemas que irão compor a produção são centrados em três motes: a criação poética, a identidade feminina e a ancestralidade/memória. Essas redes constitutivas do ser serão combinadas à arte visual de Paulo Sayeg, convidado para ilustrar a revista. Os encontros virtuais contam com a participação de profissionais que atuam na área da literatura e que já vem desenvolvendo trabalhos sobre a produção da poeta.”

As lives acontecem toda semana e começam a partir de sábado (13/02), ali no Youtube e no Facebook.

Datas: 13, 20 e 27/02 e 06/03

Horário: 18h00

 

Cuiabá de Eulália | Transmídia

Foto: Amaury Santos

O projeto “Cuiabá de Eulália” foi idealizado pelo fotógrafo Amaury Santos e conta com a participação de renomados artistas regionais. Com uma narrativa transmídia, ele propõe contar a história desse ícone da cultura cuiabana, que é a Dona Eulália, por meio de diversas linguagens. Seu lançamento será em abril, mas você pode acompanhar todo o seu desenvolvimento pelo IG do projeto @cuiabadeeulalia. 

Para mais informações: (65) 9 9641-8248 (Amaury Santos).

 

1ª Exposição CatalogART

“A 1ª exposição CatalogART possui curadoria de Odete Venâncio, importante artista visual e curadora, que se destaca principalmente, ao se voltar para o estudo e valorização da temática indígena e abordar símbolos regionais com grande sensibilidade artística. A primeira edição da exposição contará com consagrados artistas regionais: Heleninha Botelho, Adão Domiciano, Zilda Barradas, Fred Fogaça, Wender Carlos, Alair Fogaça, Amilton Martins, Elieth Gripp e Régis Gomes, dentre outros.”

1ª Exposição CatalogART

Local: Galeria Lava Pés, Cuiabá

Abertura: quarta-feira (10.02), às 18h30

Mais informações: (65) 99915-7713 / 99640-7713 / 3025 1235

Agendamentos: catalogartmt@gmail.com

 

Técnica em Evidência – Sorriso MT

O projeto “Técnica em Evidência” está com suas inscrições abertas para oficina em sonoplastia e iluminação para eventos culturais. Sob responsabilidade do produtor cultural e idealizador do projeto Juciney Fernandes Sampaio. A ação abrirá um total de vagas para 35 participantes.

As inscrições são gratuitas.

As palestras serão realizadas em dois dias:

-19/02 das 18h às 21h Passagem Sonora: “A Sonoplastia em Cena”, com o palestrante Jair Junior;

-20/02, das 14h ás 18h, “História da Iluminação”, com a palestrante Priscila Freitas; e o palestrante Júlio Rocha com o tema “Cuidados no Trabalho de Montagem de Palco e Iluminação Cênica”.

INFORMAÇÕES

Produtor Cultural Telefone: (65)981170551 Email: jucineyfernandes123@gmail.com

 

Fonte: http://www.cultura.mt.gov.br/

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here