Com assessoria
Alunos do curso de Música que compõem o Grupo de Flautas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se apresentam nesta terça-feira em um dos mais importantes eventos dedicados ao instrumento, o Festival Flautas Del Mundo, em Mendonza, Argentina.
Depois da participação no festival em 2014, o grupo que foi selecionado pelo Comitê Acadêmico – por meio de material audiovisual – retorna com nova formação e ampliação de repertório. A nova composição deriva da fusão do Grupo de Música Antiga, criado em 2012, e do Grupo Doces Flautas com objetivo de interpretar diversos gêneros da música brasileira.
O repertório estudado pelo Grupo atualmente contempla cinco peças eruditas do Barroco Colonial Brasileiro, compostas em latim, para vozes, pelo Padre José Maurício Nunes Garcia, das quais quatro foram para o evento da Semana Santa e uma peça, In monte Oliveti, que foi inspirada num trecho do Novo Testamento. Para a execução destas peças foram feitos arranjos e adaptações, uma reelaboração que possibilita a execução com o quarteto de flautas de bisel.
O grupo celebra a oportunidade por conta da possibilidade de expandir o universo geográfico e promover a interação entre culturas de vários países, afinal, o festival que segue até o dia 25, reúne grandes expoentes de diferentes regiões do mundo. Durante todos estes dias, são realizados concertos, masterclasses, palestras, debates e exposições de instrumentos pelos seus luthiers.
O Flautas Del Mundo tem como objetivos, integrar música com atividades relacionadas à preservação do ambiente, explorar a relação entre o instrumento, o corpo e o processo de pensamento e informar para estudantes de música e o público em geral dos diversos estilos musicais realizados com flautas do mundo. É um espaço para realçar as características de cada instrumento, fornecidas por especialistas do seu local de origem e contribuir para a divulgação da pesquisa de diferentes tipos do instrumento construídos no mundo.