O interior de Mato Grosso vem se movimentando culturalmente como nunca visto antes. Alguns municípios se destacam com ações fortes, planejadas e constantes. Refiro-me aqui a Tangará da Serra que vem confirmando essa tendência. Sob a coordenação de Anselmo Parabá, que além de cantor era militante do Instituto Mandala, em Cuiabá, o departamento de cultura do município vem agitando o setor e criando alternativas interessantes tanto no aspecto de formação artística e cultural, quanto na produção de eventos.

anselmoEle explica como foi parar em Tangará: “Vim para ficar um ano e já estou há quase quatro. Foi quando o prefeito me chamou para estruturar o Centro Cultural e também organizar o departamento de cultura. O mesmo processo do que fazíamos no Espaço Silva Freire em Cuiabá com o Instituto Mandala. A diferença é que avançamos com as leis também. Reestruturação do Conselho, criação do Fundo de Cultura, criação do Sistema de Cultura e o tão sonhado Plano municipal de Cultura”.

Neste final de semana (08 e 09/10) vai rolar um evento que tem a marca da ousadia organizado pelo departamento de cultura da cidade: “24 Horas de Arte e Cultura em Tangará da Serra”.

linhaUma das atrações será o rapper Linha Dura que está preparando o lançamento de um novo single. O rapper que já é bastante conhecido do público mato-grossense parece bem animado com o novo momento de sua carreira musical: “Quero convidar você para ir a Tangará prestigiar eu e meus parceiros com o novo show que se chama TCHAPA E CRUZ TODA VIDA. O show já é uma prévia das músicas que vão estar no meu novo disco que será lançado ainda esse ano. Tanto o meu novo CD e o show só estão sendo possíveis de serem realizados por que fui contemplado pelo Edital Circula MT da Secretaria Estadual de Cultura (MT) que desde já só tenho a agradecer. Esse edital está proporcionando um legado histórico para o MOVIMENTO HIP HOP do nosso estado, pois além dos shows, meu CD e as oficinas, vamos lançar também um CD Coletânea incluindo vários rappers de Mato Grosso. Vamos lançar gratuitamente para download na net”.

A programação do 24 Horas é bastante ampla e contempla o teatro, dança, música, artes plásticas, capoeira, formação cultural, enfim, tem atividades pra todo gosto. Uma iniciativa que vem coroar de êxito o investimento em cultura que, insistimos, é capaz de transformar efetivamente qualquer sociedade e ainda trazer uma visibilidade saudável para qualquer lugar. Estamos acompanhando aqui as iniciativas que resultam em benefícios para as cidades de Mato Grosso e do Brasil.

A programação completa você pode ver AQUI.

Comentário

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here