Mato Grosso é um estado que comporta uma diversidade de culturas, etnias e comportamentos que o coloca numa condição potencial de gerador de riqueza para além daquelas do agronegócio que gera muito dinheiro para alguns e morte para muitas crianças que se alimentam do leite materno envenenado de suas mães.
Felizmente no jogo dos movimentos migratórios na história recente do país, muitas pessoas vieram somar e engrandecer as relações mais sensíveis e poéticas.
Como exemplo, Rogê Além e Robson Resner vêm agora nos brindar com um: “licença seu moço, que a música está entrando em Vossa Casa”. Fazem parte de uma leva de artistas que enriquecem esse processo de mix cultural que acontece aqui. Você pode saber mais da história deles em matéria recente aqui no site mesmo, ou na entrevista bacana na TV de Quintal.
Esse processo está gerando misturas riquíssimas com elementos de todos os lados e uma vivência efervescente contribuindo para criar um belo caldo no surgimento de novas expressões e comportamentos nessa região. Importante frisar que isso se dá praticamente em todo o território mato-grossense. As cidades estão se mexendo e criando seus próprios espaços de constituição de uma expressão cultural e isso é muito bom. A questão é abrir os olhos e os corações para realizar uma transgressão pelo amor, pela amorosidade e não pela animosidade que parece dar o tom do humor desses dias atuais.
Falando nisso estamos falando de um cara romântico e que compõem músicas de amor. Mas não é só do amor entre um e outro e sim de um amor maior entre uns e outros, o amor universal.
Rogê Além e Robson Resner estão expondo seu processo criativo, abrindo e convidando as pessoas para adentrar as comportas do estúdio e deixando vazar seus métodos composicionais bem como demonstrando o modo de produção aberto e coletivo, criando um conceito bem interessante. Rogê vai mais além e explica: “O processo de criação é livre, a música é muito mais intuitiva do que racional. São elementos que pretendemos transmitir aos que vierem nos prestigiar. Mostrar a nossa leitura da mistura do Folk, Rock, Jazz, Blues e a MPB. Tudo isso somado ao sentimentalismo orgânico e a nova identidade mato-grossense – formada também pelos que vieram de fora, e tornaram este um dos Estados mais multiculturais do Brasil”.
O show-projeto “Canções de Poesia” marcado para o Sesc Arsenal neste final de semana será o momento de celebração e lançamento de um disco compacto com canções construídas nesse modelo aberto de troca de experiências e sensibilidades. O lançamento das duas primeiras músicas compactadas do projeto “Canções de Poesia” é uma das novidades do show. As composições foram produzidas pelo guitarrista e arranjador, Danilo Bareiro, no estúdio “Fábrica do Som”.
Rogê Além vai contar com a participação do gaitista, parceiro de composição do músico, Robson Resner, e será apresentado no Teatro do Sesc Arsenal. A plateia será convocada a aprender os primeiros passos da composição musical e também receberá um cartão assinado pelo artista visual André Goyareb, que faz parte do elenco musical tocando ukelelê. O show vai contar com outras participações especiais, como a da musicista Sônia Mazetto, musa maior do compositor Rogê Além em suas canções folk sentimentais.
Muito mais que um evento Rogê quer desenvolver uma ideia mais abrangente que carrega em si o desejo de envolver pessoas na direção da doação, do amor e do compartilhamento de utopias possíveis para um mundo melhor. O projeto foi criado em 2015 e se apresenta como a nova World Music de Mato Grosso.
SERVIÇO
O que: Show “Canções de Poesia”, com Diálogos sobre composição musical
Quando: 22 e 23 de Outubro de 2016.
Quem: Rogê Além, Robson Resner, Sônia Mazetto, André Goyareb entre outros.
Onde: No Ciclo Arsenal de Música, no Teatro do Sesc Arsenal, em Cuiabá – MT
Horas: 20h/ Ingressos: Na bilheteria do SESC até às 19h.