Dois sentimentos do mundo em um só livro. Digo: Duplo Sentido, nome dado ao livro de crônicas de Luiz Renato e Carlos Barros, autores do livro em formato dois em um. São Crônicas do Brasil, poderia ser chamado assim. Os dois são quase-andarilhos e narradores das paisagens de muitos lugares desse imenso país de tanta diversidade. Parecem fazer parte de uma tradição de cronistas viajantes, pois nos brindam com autênticas crônicas de viagens passando por muitas cidades brasileiras como Olinda, Recife, Curitiba, Registro(SP), Campo Grande, Maringá, Cuiabá, Montes Claros, Uberlândia, Rio de Janeiro, Leopoldo do Sul e várias outras, tudo registrado com um olhar atento à constituição de uma cena cultural brasileira. Percorrem feiras literárias, bares, lançamentos de livros, festivais de poesia, encontros culturais, praças, enfim, uma infinidade de lugares e eventos que mostram a cara do Brasil contemporâneo, da década de 80, 90 e anos 2000. São narrativas factuais que extrapolam pois vêm carregadas de imaginações e emoções numa perspectiva criativa da memória. Encontramos aí pequenos detalhes do dia a dia, objetos, pessoas, sensações, impressões, críticas e leituras da realidade do povo brasileiro. No fundo demonstram que as histórias pessoais são o que realmente importa.
O gênero crônica, é aparentemente fácil, mas é um gênero escorregadio, pelo que aparenta de simplicidade. O olhar não é provido de neutralidade, ele posiciona, ele narra a partir de suas próprias experiências e de como isso é representado na perspectiva do sujeito. Não há facilidades aí, ao contrário, é um gênero facilmente traiçoeiro, pois é fronteiriço, entre a literatura e o jornalismo, ou a mistura disso.
Mas o livro é muito bom, não conhecia o Carlos Barros, e fiquei feliz de poder ler suas crônicas. É a expressão do eu observador em permanente movimento pela vida narrando suas vivências e reflexões acerca de tudo. O Luiz Renato tem uma pegada mais intelectualizada e escreve além de histórias cotidianas, pequenas teses, fruto talvez de seu ofício de professor e pesquisador, doutor em literatura. Aliás, percebi um amadurecimento nele que me impressionou pela pertinência de suas análises da literatura e da formação cultural brasileira.
É difícil falar do Luiz, de nossas vivências, são muitas coisas, não cabe em um texto só. Mas o pretexto aqui é outro, é sobre o livro, mais um em sua carreira literária. O Duplo Sentido, dele e de seu outro parceiro que encontrou em suas viagens, Carlos Barros. O livro é bem legal, vale muito a pena ler, e como vale. O lançamento é sexta-feira (21/10), no Gran Bazar, no Largo da Mandioca, com parceria do Cidadão Cultura e da Casa Silva Freire.
Precisamos agitar Cuiabá, que aliás anda bastante agitada ultimamente, são muitas coisas bacanas acontecendo. Gosto muito dessa celebração intercambiada conectando dois estados brasileiros através da literatura, Pernambuco e Mato Grosso em um mesmo livro, aliás, é o Brasil sob dois olhares atentos. São crônicas leves e carregadas de fatos, paisagens e sonoridades brasileiras. Retratos de uma cena contemporânea, muito agradável de ler, saboroso, sob o olhar atento de Cronos.
Serviço:
Lançamento do Livro “Duplo Sentido” – Ed. Carlini e Caniato
Lei de incentivo cultural da prefeitura de Cuiabá
Local: Gran Bazar – Largo da Mandioca
Quando: 21 de outubro às 19:30h