Com entrevistas de Pharrel Williams e Kanye West, o documentário Fresh Dressed (de junho de 2015) mostra as raízes do hip hop, suas roupas (moda urbana) até atingir o grande público.

fresh-dressed

A história é uma mistura de materiais de arquivo e entrevistas com rappers, designers e outras pessoas da indústria da moda que mostra uma parte de um movimento cultural, os anos de ouro do hip hop.

gallery-1435353837-sacha-jenkins-011

O seu diretor Sacha Jenkins (americano nascido em 1971), publicou em 1988 uma das primeiras revistas sobre a arte do grafite “Cenas Gráficas & Linguagem Xplicit” (o grafite é um dos mais importantes movimentos de arte contemporânea). É cineasta, produtor de TV, músico (tem uma banda de rock “The White Mandigos”), é artista, jornalista, curador e cronista do hip hop, grafite e punk.

iqjm9w8

No documentário, Jenkins mostra que no final da década de 70 surgiu uma nova forma de música, cultura e expressão: o hip hop, advindo da pobreza, dos marginalizados pela cor da pele, da violência de gangues que incendiavam o Bronx do Sul, bairro novaiorquino que nos anos 70 era um campo de batalha de gangues de todo o tipo: em guerra e lutando por territórios, que transitavam num espaço beirando a anarquia, vítimas/desesperadas/alimentadas pelo fracasso do planejamento urbano de uma cidade à beira da falência. “Não era como se você tivesse uma escolha. Você era parte dela ou você era uma vítima”.

Esse documentário explora essa história e sua grande influência no mundo da moda, capta a importância do estilo e os heróis anônimos que ajudaram a formá-lo. É como moda e música se influenciam.

img-1029448-fresh-dressed

“A moda é apenas um trampolim para falar sobre questões maiores. O hip hop é uma reação e o reflexo dessas questões.” Sacha Jenkins.

Enfim, Sacha Jenkins coloca em discussão de forma habilidosa, questões raciais, as raízes criativas do Rap e como a moda nas comunidades pobres dos Estados Unidos se tornou uma força de expressão.

170915590350

Para quem interessar ir mais fundo, este livro conta a história dos Ghetto Brothers “Can’t stop won’t stop” de Jeff Chang.

É o único disco do Ghetto Brothers “Power Fuerza” (uma mistura de pop, soul, e rock latino) é tipo o Santo Graal de quem caça discos, é uma lenda, dificílimo de achar! Era um grupo que celebrava uma revolução pacífica e transformaram violência em cultura.

Tupac Shakur foi assassinado aos 25 anos. Essa música “Changes” foi incluída como parte da playlist de músicas do MySpace oficial da Igreja do Vaticano.

Qual é o seu “papel” dentro da humanidade?

No dicionário, humanidade significa: o gênero humano, benevolência, clemência, compaixão.

Belle vie!

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here