O projeto “Serenatas da Alegria” nasce da vontade do ator e produtor, Luciano Bortoluzzi, de proporcionar ao público de Chapada dos Guimarães, um retorno às apresentações artísticas envolvendo circo, teatro e dança da maneira mais segura possível.
Durante a pandemia, a melhor forma de prevenção é manter-se em casa. Como realizar espetáculos presencias com as pessoas seguras em casa? Levando os espetáculos até a casa das pessoas, respeitando protocolos de segurança e o distanciamento entre artistas e público.
A melhor imagem para ilustrar esse projeto, são as antigas Serenatas. Os artistas farão suas apresentações ao ar livre, nos portões das casas. O público assiste as apresentações no seu quintal, sentado nas suas próprias cadeiras, ou na soleira da porta.
As apresentações serão divididas em 02 etapas realizadas na zona rural e urbana de Chapada dos Guimarães nos meses de julho e agosto de 2021. O público escolhido para receber as Serenatas foram os alunos da Apae e os Idosos das comunidades de Lagoinha de Baixo e Rio da Casca. Lembrando que esse público já tem ao menos uma dose da vacina contra o covid-19, bem como a maioria das pessoas da equipe e elenco do Serenatas.
Os artistas que farão as apresentações sairão de suas casas, com os equipamentos de segurança (máscaras e álcool gel) e manterão uma distância segura do seu público.
Um “Mini Festival”, unindo dança, teatro e circo.
O projeto “Serenatas da Alegria” propõe 24 apresentações de Dança, 20 apresentações de Teatro e 40 apresentações de Circo distribuídas da seguinte forma:
Na zona urbana serão realizadas 60 apresentações e na zona rural 24 apresentações.
Representando a Dança: Grupo Folclórico de Siriri Patucha e Grupo Elementares do Quilombo.
Representando o Teatro: Wanderson de Paula.
Representando o Circo: Trio Pirathiny.
“Serenatas da Alegria” foi um dos projetos vencedores na categoria Artes Cênicas (que engloba dança e circo) do Edital Prêmio Municipal de Cultura 002/2020 de Chapada dos Guimarães com os recursos da Lei Aldir Blanc, através da Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães.
Ficha técnica:
Produção, divulgação e direção geral: Luciano Bortoluzzi
Assistente de produção: Elton Martins
Representante do teatro: Wanderson de Paula
Representantes da dança: Grupo Folclórico Siriri Patucha, direção Pedro Boaventura e Deijanil do Nascimento e Grupo Elementares do Quilombo, direção Tatiana Reis.
Representante do circo: Trio Pirathiny, direção Luciano Bortoluzzi.
Apoio de produção em Rio da Casca: Anildo Moreira.
Apoio de produção em Lagoinha de Baixo: Tatiana Reis.
Fotos: Sofia Kawall.
Vídeo: Rodrigo Bortoluzzi.
De 23 de julho à 11 de agosto em Lagoinha de Baixo, Rio da Casca e Chapada dos Guimarães.
Duração: de 15 a 30 minutos de apresentações por casa.
Livre e gratuito.
Contato: (65) 99906 1717 e-mail: atorbortoluzzi@gmail.com
Apoio Cultural: APAE Chapada dos Guimarães, Conselho de Cultura de Chapada dos Guimarães gestão 2020, Comunidade de Rio da Casca, Comunidade de Lagoinha de Baixo, Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães e Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães.