Por Paulo de Tarso*
Quem não conhece o vencedor de Oscar, Grammy, Globo de Ouro e uma citação especial do Pulitzer e agora até um Nobel de Literatura? Senhoras e senhores o vencedor de todos esses prêmios é Bob Dylan!
Nascimento: 24 de maio de 1941 – Dullut – Minessota
Profissão: Cantor, compositor, músico, cineasta, e escritor.
Aquele menino que saiu de Minessota sempre foi identificado como “cantor de protesto”, considerado um líder e ícone , o “porta voz de sua geração. No entanto, em sua trajetória ao longo de sua carreira, ele fez questão de refutar tais etiquetas. Nossa viagem rumo a conhecer aquele menino do interior que imitava Litlle Richard e roqueiros da época, visa a construção do mito Bob Dylan em relação a viagem rumo a sua obra.
Vamos lembrar, o período dos anos 1960 nos Estados Unidos – nos permitiu aprofundar a discussão, e compreender os reais motivos dos conflitos entre o que Bob fala e faz .
Vamos conhecer um pouco mais de nosso poeta.
O que você acha dos novos tempos ?
Dylan – Não precisa de um homem do tempo para saber para que lado sopra o vento.
O mundo vai ser definitivamente das mulheres ?
Dylan – Um corpo é um corpo. Uma mulher pode ser surda, idiota,mutilada e cega e ainda ser excepcional possuir alma e compaixão. Isso que importa para mim.
O que há de similar na raça humana?
Dylan – A única coisa que as pessoas tem em comum é que estão todas caminhando em direção da morte.
Como Bob Dylan vê seu sucesso ?
Dylan – Não sou eu. São as músicas. Eu sou só o carteiro. Eu entrego as músicas.
Como você imagina o tempo ?
Dylan – O que é lento, logo ficara muito rápido. Como o presente, que mais tarde será passado.
Assim Bob Dylan ganha prêmios e tem reconhecida sua longa carreira mais uma vez, agora com esse tal de Nobel de Literatura. Grande para a humanidade, mas, só mais um reconhecimento para o poeta porta voz e ícone de varias gerações.
Tenho certeza que quero continuar batucando meu tamborim, soprando o vento e confirmando que as pedras continuarão a rolar…
*Paulo de Tarso é radialista, jornalista, produtor e pesquisador musical. Anda meio assustado com seu Palmeiras!
hahahaha o Palmeiras tá chegando e você se assusta, pode preparar o caneco, Bob Dylan falou bonito…pra ele um premio a mais, pra literatura um chute no saco, uma chacoalhada… tempos atuais…