Por Paulo de Tarso*

Quem não conhece o vencedor de Oscar, Grammy, Globo de Ouro e uma citação especial do Pulitzer e agora até um Nobel de Literatura?  Senhoras e senhores o vencedor de todos esses prêmios é Bob Dylan!

imagesNome: Robert Allen Zimmerman (Bob Dylan)

Nascimento: 24 de maio de 1941 – Dullut – Minessota

Profissão: Cantor, compositor, músico, cineasta, e escritor.

Aquele menino que saiu de Minessota sempre foi identificado como “cantor de protesto”, considerado um líder e ícone , o “porta voz de sua geração. No entanto, em sua trajetória ao longo de sua carreira, ele fez questão de refutar tais etiquetas. Nossa viagem rumo a conhecer aquele menino do interior que imitava Litlle Richard e roqueiros da época, visa a construção do mito Bob Dylan em relação a viagem rumo a sua obra.

Vamos lembrar, o período dos anos 1960 nos Estados Unidos – nos permitiu aprofundar a discussão, e compreender os reais motivos dos conflitos entre o que Bob fala e faz .

bob-dylan-52fe6be6-heroVamos passear pelas várias vidas desse furacão voltado as artes. Como vocalista destruiu a noção de que um cantor precisa ter uma boa voz pelos padrões convencionais, redefinindo assim o papel do vocalista na música popular. Como músico iluminou diversos gêneros de música popular, incluindo o folk, rock e, principalmente, o country rock. Isso apenas  toca na pontinha de sua contribuição para as artes e suas conquistas. Vale lembrar da contribuição dos Beatles rumo às canções introspectivas  em meados dos anos 60 – jamais teriam acontecido sem ele – mas sua influência ecoou por diversas gerações subsequentes enquanto muita de suas canções se tornaram grandes sucessos populares e seus melhores álbuns (LPs)  viraram clássicos do rock and roll.

Remnick-Dylan-1200Sua influência foi tão forte nos diversos caminhos da música que assinala uma reviravolta fundamental na evolução do século XX, marcando uma época em que o gênero mais elaborado se afastou das canções mais tradicionais indo em direção as músicas escritas em tom pessoal. Mesmo não sendo um verdadeiro star em vendas e presença obrigatórias em paradas de sucesso. Até nos anos mais sombrios de sua carreira a presença de Dylan raramente diminuiu, e seu renascimento provou o valor e talento deste poeta e sua eterna permanência, afinal o Furacão Dylan não pode parar !

Vamos conhecer um pouco mais de nosso poeta.

US legend Bob Dylan performs on stage during the 21st edition of the Vieilles Charrues music festival on July 22, 2012 in Carhaix-Plouguer, western France. AFP PHOTO / FRED TANNEAU (Photo credit should read FRED TANNEAU/AFP/GettyImages)
AFP PHOTO / FRED TANNEAU (Photo credit should read FRED TANNEAU/AFP/GettyImages)

O que você acha dos novos tempos ?

Dylan – Não precisa de um homem do tempo para saber para que lado sopra o vento.

O mundo vai ser definitivamente das mulheres ?

Dylan – Um corpo é um corpo. Uma mulher pode ser surda, idiota,mutilada e cega e ainda ser excepcional possuir alma e compaixão. Isso que importa para mim.

O que há de similar na raça humana?

Dylan –  A única coisa que as pessoas tem em comum é que estão todas caminhando em direção da morte.

Como Bob Dylan vê seu sucesso ?

Dylan – Não sou eu. São as músicas. Eu sou só o carteiro. Eu entrego as músicas.

Como você imagina o tempo ?

Dylan – O que é lento, logo ficara muito rápido. Como o presente, que mais tarde será passado.

maxresdefaultBob Dylan sempre foi um inconformado, desconfiado e acima de tudo um solitário. Acredita que confiança se deve ter somente em você mesmo e diz:  Se você precisa de alguém para confiar, confie em você mesmo. Perdi muitas coisas mas… Quando não se tem nada, não há nada a perder. Faço música pois é a melhor maneira de falar comigo. Dylan Thomas me ensinou que, uns sentem a chuva, outros apenas se molham.

Assim Bob Dylan  ganha prêmios e tem reconhecida sua longa carreira mais uma vez, agora com esse tal de Nobel de Literatura.  Grande para a humanidade, mas, só mais um reconhecimento para o poeta porta voz  e ícone de varias gerações.

Tenho certeza que quero continuar batucando meu tamborim, soprando o vento e confirmando que as pedras continuarão a rolar…

*Paulo de Tarso é radialista, jornalista, produtor e pesquisador musical. Anda meio assustado com seu Palmeiras! 

Comentário

  1. hahahaha o Palmeiras tá chegando e você se assusta, pode preparar o caneco, Bob Dylan falou bonito…pra ele um premio a mais, pra literatura um chute no saco, uma chacoalhada… tempos atuais…

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here