Para transpor barreiras através da reflexão e da provocação, um grupo de comunicadores e artistas se uniu para criar o Portal Cidadão Cultura. Um laboratório cultural que propõe dialogar com todas as expressões humanas através do audiovisual, da literatura, e do jornalismo. O lançamento do site acontece na quinta-feira (7), véspera de feriado, em uma edição especial do Sarau das Artes Free na Praça da Mandioca.
A idealização do projeto começou em 2012 e chega aos cliques dos internautas agora, após quatro anos de maturação. Além de mapear a cultura em Mato Grosso através do diálogo com o que acontece no mundo, o Portal Cidadão Cultura também lança a TV de Quinta(L) que traz entrevistas nos quintais dos artistas, para conhecer mais sobre a intimidade de cada processo criativo.
O grupo envolvido na produção do site e do evento, vem com conteúdo exclusivo destes jornalistas, escritores, publicitários, fotógrafos, músicos e videomakers. São eles: Caio Mattoso, Carol Marimon, Eduardo Ferreira, Fabrício Chabô, João Fincatto, Lidiane Barros, Marcelo Almeida, Marianna Marimon, Protásio de Morais, Rodrigo Meloni e Theodora Charbel.
Com página e evento no Facebook, o Cidadão Cultura chega com um manifesto sobre o que se pretende fazer para ocupar este espaço.
“Porta escancarada para aqueles que respiram e transpiram cultura e arte. Fora da linha do convencional, para reunir aqueles que estão à margem, na vanguarda da margem. A cidade expande seus limites, não há mais fronteiras. Somos o centro geodésico da América do Sul e devemos transpor as barreiras invisíveis que nos seguram. Expandir. O território não existe mais. É preciso coexistir neste novo tempo, o futuro que chegou, e bate à porta dos desavisados. Qual a nossa contribuição para formar cidadãos?”, questionam.
O manifesto afirma que a pergunta não pode calar e apresentam a proposta de um laboratório cultural.
“Um laboratório cultural para construir um novo conceito de cidadania e de cultura. Multicultural. Audiovisual, documentários, videoclipes, entrevistas, TV de Quinta(L), artes visuais e experimentais, literatura, agenda cultural, música, ensaios, economia criativa, filosofia de vida, enfim, um espaço aberto que dialoga, usa a intertextualidade para se situar no ambiente contemporâneo. Cidadão Cultura vai trazer conteúdos múltiplos e de diferentes visões”, apresentam.
Com o lançamento do site, o primeiro programa do TV de Quinta(L) traz entrevista exclusiva com o artista visual, Wlademir Dias-Pino que está com sua exposição “O Poema Infinito” no Museu de Arte do Rio (MAR) até 5 de junho. Dias-Pino iniciou o intensivismo em Cuiabá na década de 40 e também o poema processo.
Serviço