Assim como a filosofia convida para um bom café, o cinema combina com uma boa pipoca. Parecem coisas feitas umas para as outras. Assim, promoveremos o encontro na #tchapa café com pipoca, ou seja, cinema e filosofia, assim seja. E o mestre, sem cerimônia alguma, será o professor Gabriel Mograbi, do departamento de filosofia da UFMT, que trás como convidado Orson Welles, com F For Fake.
Ripei essa sinopse aqui da página da livraria Cultura: “Este filme, o último dirigido por Orson Welles, mostra de uma maneira lúdica, porém incisiva, um grupo de falsificadores famosos. Com uma intensidade zombeteira, Welles investiga o excêntrico falsificador de arte Elmyr de Hory, que fez a biografia de Howard Hughes, surgida como a principal falsificação da década de 70, e seu confidente Clifford Irving. Voltando a câmera para si mesmo, Welles se lembra de como ele forjou uma carreira no teatro quando adolescente e como provocou histeria com seu ‘War of the worlds’, um programa de rádio que ‘noticiou’ uma invasão alienígena. Para muitos, ‘F for fake’ é a melhor defesa de Welles contra as acusações de que ele teria se apropriado do roteiro de ‘Cidadão Kane’. Welles – que criou esta esse filme a partir de um documentário de François Reichenbach – demonstra a natureza ilusória da autoria e da verdade.”
Nossos encontros querem instigar, provocar sua paz, tirar você da sua zona de conforto, refletir sem refletores, no calor da hora, no quintal, cineclube de quinta(l), debate na sala, discussão na cozinha. E assim vamos, entre a luz e a sombra, sob pixels claros e escuros, sem lanterninha, mas com pipoca, esse F de Fake, esse Mograbi, de Gabriel da filosofia, lança luzes para dançarmos a dança do conhecimento, tirar uma casquinha e se coçar, que a pulga está atrás da orelha.
Cinema & Filosofia é nesta quinta-feira, às 20h, no Bairro Boa Esperança, QG do site Cidadão Cultura, na rua 43, número 273. São apenas 20 vagas e as inscrições devem ser feitas encaminhando nome completo e telefone para o e-mail cidadaocultura@gmail.com. O custo é de R$5.
O lanterninha é o próprio palestrante que é botafoguense…
sofredor natural no futebol carrega a lanterna na falta do fogo rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr