-…! Em fila, marujo! Em fila!…
A vox do pirata-mor ecoa pelo convés, há séculos! A voz marinha tem um grave de Netuno. Evoé, saúdam os do teatro! Baco e Dionísio. A nau singra, a barca vai, cortando mares escuros por noites vis.
A bombordo, 50 mega-kilos de batatas! Cânhamo, 50 toneladas de felicidade! Diamantes! Dinheiro! No fim o que importa é o valor monetário do butim.
Salve, salve, esse marinheiro Péricles é de velhas viagens! Salve a saraivada de palavras disparadas hora italianas hora portuguesas.
Dois em um, duas cabeças em um só corpo.
Dois corpos coligados.
Irmãos siameses, xifópagos, eis a questão, ser ou não ser, separar ou não separar, o trigo do joio, o bandido do honesto, o mal do bem,
Duas cabeças
Duas línguas
Untados pelos óleos divinos dos deuses dos mares
Divindades cantadas em Ulysses e suas mais de mil travessias
Ó naus que queimam no horizonte
Sargaços maresia baleias & motins
A desordem reina, o navio pirata segue o curso da riqueza, assalta, acumula e consome na velocidade de dez mil nós
Os corpos pan punk pan
Punk punk punk
Anarcos é o rei da vela, Péricles vê e antevê, Theatro Fúria reina há vinte anos, ó lira dos meus
Dois + dois – o real e a sombra, manipulações de maestro. O jogo das sombras integra-se aos corpos quadruplicando, integrando e estendendo a cena para o fantástico jogo de sombras, ilusionismo puro, teatro na maior das aventuras, feito com Maestria por Péricles Anarcos e Carol Argenta, mestres dos mares, lançam sua furiosa linguagem dramática como canhões a estibordo. Não há vez para os fracos quando a neblina cobre os sentidos. Não há paz nos reinos dos mares.
A filosofia do Direito obriga o culpado ser inocentado pois a culpa é de um e o outro colado não pode pagar pelo irmão gêmeo siamês. Culpa não se estende, entende-se que um é culpado e inocentado pela inocência do outro. Irmãos siameses não pagam pela duplicidade – para punir só separando as cabeças. Então vale o velho ditado: para cada cabeça uma sentença! Para duas cabeças e um mesmo corpo. Não vale. Para cada duas cabeças nenhuma sentença. A possibilidade surge: agora pode-se separar.
Mas a estratégia é clara no jogo duplo dos irmãos: separemo-nos e você fica com o dinheiro! Vou continuar te sentindo.
O punk, não morreu!
*Imperdível! Reprise no Sesc Arsenal