MT Escola de Teatro
A solenidade contará com a presença especial do lendário diretor do Teatro Oficina, José Celso Martinez Corrêa, que participará de um bate-papo com o tema “Teatro em tempos de pandemia e crise política”.
José Celso Martinez Corrêa
Nascido em Araraquara, é um dos nomes mais importantes ligados ao teatro brasileiro. Destacou-se como um dos principais diretores, atores e dramaturgos do Brasil, construindo um dos mais originais percursos dos palcos brasileiros.
Dirigindo ou adaptando, Zé Celso (como é conhecido) já trabalhou com nomes que vão de Augusto Boal, Fernanda Montenegro, Chico Buarque, Nelson Rodrigues a Wiliam Shakespeare.
MT Escola de Teatro
A MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá, firmada entre a Secretaria de Estado de Cultura (SECEL MT) e a Associação Cultural Cena Onze. O curso de tecnologia em Teatro tem a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP).
Serviço
Evento gratuito: Aula inaugural do curso de Tecnologia em Teatro
Palestra: Teatro em tempos de pandemia e crise política
Data: 27/03 (Sábado)
Horário: às 15h (MT)
Local: Canal do YouTube da MT Escola de Teatro
Link do evento:https://www.youtube.com/watch?v=wLl2BI6lqyw
Classificação indicativa: Maiores de 16 anos
Sarau Virtual Lua Minguante
Tudo começa às 18h, com a Roda de Conversa “O gênero e sexualidade”, trazendo Ana Carolina S. Oliveira, que é Psicóloga, Especialista em Sexologia, Mestranda em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT). Ela é Vice-presidenta do Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual (Cuiabá) e membra da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero do CRP/18.
às 20h, a Live de Laura Paschoalik que, acompanhada por trio de forró nos traz o delicioso show Forró da Laura. E você pode acompanhar tudo de cadeirinha, em casa, deboas, solicitando comida e bebidas por Delivery ou com Retirada. Teremos Jantar Vegano da Tempero de Gaia, Cerveja artesanal da Cervejaria Artesã e Kombuchas da Iza Kombuchas. Só delícias…
Claro que tudo isso precisaria ser em parceria e é fundamental o apoio da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Especial de Cultura, do Governo do Estado de Mato Grosso e do Governo Federal, que viabilizaram esta iniciativa do Congresso Nacional sobre uma proposta da Deputada Benedita da Silva (PT RJ).
Contato: Gustavo Mendes | (65) 9 8129-963
Coletivo Spectrolab apresenta espetáculo virtual “Ensaios com Ela”
O Quê: O Coletivo Spectrolab exibe nos dias 26, 27 e 28 de março, às 19h, no canal no YouTube do grupo, o espetáculo ”Ensaios com Ela”. Utilizando técnicas do teatro de formas animadas, a apresentação foi adaptada em formato de vídeo para que o público pudesse acompanhar cada detalhe respeitando todas as normas de biossegurança e distanciamento social. No último dia de exibição (28), às 19h20, o Coletivo fará um Bate-Papo no perfil oficial no Instagram com os idealizadores da obra.
Contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital de Fomento Cultural realizado pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer do Município de Cuiabá, a produção tem duração de 10 minutos e ficará disponível durante o período de uma hora após a estreia, para acesso livre. Toda a exibição acontece no canal no YouTube do Coletivo, para acessar clique aqui.
Serviço:
Apresentação do espetáculo virtual ”Ensaios com Ela”
Datas: 26, 27 e 28 de março
Horário: sempre das 19h às 20h
Local: Canal no YouTube do Coletivo https://bit.ly/spectrolabnoyt
Olímpio Bezerra exposição Lembranças
O Quê: O que já parecia não ter mais utilidade, com Olimpio Bezerra ganha um novo sentido. O artista nascido em São Paulo, mas radicado em Cuiabá, é perito em dar vida a peças descartadas.
Cenas românticas dos rincões do Brasil ganham novo destaque na exposição “Lembranças”, em cartaz no Foyer do Cine Teatro, entre os dias 1º e 15 de abril. A mostra está aberta à visitação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, das 9h às 12h.
Seguindo rigorosos protocolos sanitários, tem lotação limitada a 30 pessoas. Além de estações com álcool gel disponíveis, será realizada a aferição de temperatura com termômetro infravermelho e o uso de máscaras é obrigatório.
Olímpio dos Santos Bezerra é artista plástico há 30 anos, a primeira exposição aconteceu em 1977, com a participação no Salão de Embu (SP), onde recebeu menção honrosa.
Autodidata, natural de Araçatuba (SP), tem o currículo recheado de prêmios e medalhas. Suas telas integram acervos nos Estados Unidos, França, Grécia, Alemanha e Itália.
No Salão Jovem Arte Mato-grossense diversas participações. Ele foi um dos organizadores do acervo do Museu Rondon de Araçatuba (SP). Na década de 1980 viajou com o cantor Belchior divulgando a ecologia no Rio Grande do Sul.
Foi também nesta década que participou de eventos voltados à arte primitiva na Europa. Suas obras em diferentes suportes e formatos evidenciam não só o interior de São Paulo, como também o interior de Mato Grosso, em imagens que espalham alegria, e cores intensas.
A mostra foi selecionada em edital da Lei Aldir Blanc, idealizado pelo Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel-MT) em parceria com o Governo Federal, via Secretaria Nacional de Cultura do Ministério do Turismo.
Serviço:
Exposição “Lembranças”.De 1º a 15 de abril – entrada gratuita
Foyer do Cine Teatro. Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, das 9h às 12h
Informações: (65) 99212-5009 / 99925-8248 / 99284-0228
Mostra Curta Cáceres apresenta panorama do teatro mato-grossense
O Quê: Dez cenas de teatro, apresentadas em audiovisual, irão compor a Mostra Curta Cáceres – Arte e Resistência, realizada entre os dias 25 e 28 de março, através do Youtube. A iniciativa, idealizada por agentes das artes cênicas da cidade, conhecida como a “princesinha do Pantanal”, tem o objetivo de criar um espaço de fomento e intercâmbio de novos experimentos, traçando um panorama contemporâneo do teatro de Mato Grosso.
A Mostra Curta Cáceres é realizada com recursos da Lei Aldir Blanc por meio do edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria do Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal.
Programação
Quinta-feira (25.03) – A partir das 19h
Abertura oficial
Homem-carro (Coletivo Spectrolab)
Para sempre fiel – um conto de Nelson Rodrigues (Teatro Plenilúnio)
Tramando Esopo (Theatro Fúria)
Sexta-feira (26.03) – A partir das 19h
Zumbido no pé do ouvido (André Moraes)
Eu chovo, tu choves no cerrado (Coletivo CorpoAnu)
Oito anos de casamento grego (André Feróli, Eric Bruno e Geovane Rodrigues)
Em um quarto de despejo (Teatro Plenilúnio)
Sábado (27.03) – A partir das 19h
João esperto leva o presente certo (Alicce Oliveira)
A vila de pantolux (Grupo Punúmbra)
Coração Delator (Teatro Plenilúnio)
Domingo (28.03) – Às 19h
Divulgação dos destaques
Encerramento
Serviço
Mostra Curta Cáceres – Arte e Resistência. 25 a 28 de março, a partir das 19h
Canal do Youtube Mostra Curta Cáceres (link a ser publicado nas redes sociais)
Dramaturgia de MT em festival nacional
O Quê: A renomada Cia de Teatro Os Satyros (SP), organiza, de hoje (sexta) a domingo (28), o Festival Dramaturgias em Tempo de Isolamento. Pioneiros no teatro digital, Rodolfo García Vàzquez e Ivam Cabral, cofundadores dos Satyros, selecionaram 12 nomes da dramaturgia nacional para criarem textos inéditos especialmente para o festival, que ocorrerá de forma online.
Um dos autores selecionados é o jornalista Túlio Paniago, recém-formado em Dramaturgia pela MT Escola de Teatro, como é conhecido o Curso Superior de Tecnologia em Teatro da UNEMAT. Goiano, natural de Mineiros, Túlio Paniago, que completa 30 anos na estreia do festival, apesar dos gestos serenos e da fala tranquila, é inquieto: radicou-se em Cuiabá em 2010 para estudar Jornalismo na UFMT; após a conclusão do curso, estudou Roteiro na Academia Internacional de Cinema, em São Paulo; tendo retornado a Mato Grosso em 2019, quando ingressou no curso de dramaturgia da MT.
“Exóticos” será apresentada neste sábado às 17 horas (horário de Mato Grosso) no Espaço Digital do Satyros via aplicativo Sympla.
Os ingressos já podem ser adquiridos de forma gratuita através do link: Espaço Digital dos Satyros – Produtor – Sympla.
Ficha Técnica: “Exóticos”. Direção: Eliane Gomes Fonseca e Rafael Cerigato. Dramaturgia: Túlio Paniago. Elenco: Fabiola Karen, Waltair França, Ismael Diniz e Andreel Ferreira. Cenografia: Débora Cometti e Robson Oliveir. Iluminação: Xico Macedo. Sonoplastia: Carlos Awire. Produção: Gustavo Teixeira.
Festival de artes visuais de mulheres negras terá exposição, performances e formação
Nos dias 26, 27 e 28 de março iniciam os encontros virtuais, contemplando debates sobre possibilidades de atuação no mercado das artes, pautas sociais no processo criativo, estilo estético e redes colaborativas. A programação virtual prossegue nas semanas seguintes com oficinas, consultorias e performances com artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí e Mato Grosso.
Já a exposição presencial estará aberta para visitação no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (MISC), de 12 a 30 de abril. Serão expostas mais de 40 obras de 10 artistas negras que compõem o Brava Festival. Além da visita presencial, escolas e outras instituições públicas e privadas poderão agendar visitas virtuais por videoconferência guiadas com uma arte-educadora da exposição.
Artistas participantes
Artistas de Mato Grosso, como a ceramista Rosa Argilosa, a artista visual Paty Wolff e a ilustradora, tatuadora e empresária Hiasmyn Lorraynne, integram a programação do Brava Festival. Por meio de convocatória pública foram ainda selecionadas a artesã e ilustradora Elaine Fogaça, a ilustradora Lia Amazonas e as moradoras do Quilombo de Mata Cavalo, a artesã Maria Auxiliadora e a fotógrafa Carina Valéria.
O Festival conta também com a participação da educadora cuiabana Dríade Aguiar, que é uma das criadoras e editoras da Mídia NINJA, gestora de comunicação do coletivo Fora do Eixo e integrante do Encontro Latino-Americano de Mulheres (ELLA).
Trazendo experiências de outros estados, programação do Brava Festival terá a participação da tatuadora e ilustradora piauiense Luna Bastos, da ilustradora carioca Limão, e da artista visual, ilustradora e designer paulista Nina Satie.
Serviço
Brava – Festival de artes visuais de mulheres negras
Encontros virtuais: 26 a 28 de março
Oficinas online: 03 e 04 de abril
Consultorias online: 05 a 10 de abril
Live show: 12 de abril
Exposição presencial: 12 a 30 de abril
Programação completa e inscrições neste link.
Mais informações: www.instagram.com/bravafestival