I Festival Floresta Dança

Entre os dias 07 e 12 de setembro serão realizadas oficinas de dança clássica, dança contemporânea, jazz, stiletto, preparação física para bailarinos, e hibridismo entre dança e audiovisual. Será concedido certificado para os participantes que atingirem no mínimo 75% de frequência nas oficinas. O certificado será disponibilizado via e-mail em até 15 dias após a conclusão da atividade. As inscrições ficam abertas até 07 de setembro ou enquanto houver vagas.

Os espetáculos de dança serão apresentados de 07 a 11 de setembro, sempre às 19h30, com companhias de dança de Alta Floresta, Cuiabá e Cubatão (SP). No dia 12 de setembro, às 18h, será realizada uma roda de conversa, espaço voltado para debate, aprendizado e troca de experiências, dirigido a bailarinos e demais trabalhadores da cultura que tenham interesse em conhecer mais sobre as vivências e os processos produtivos. Para participar é preciso retirar o ingresso no site do festival.

Nos dias 11 e 12, serão as noites da Mostra de Dança, que está dividida em Competitiva e Palco Aberto. A relação das coreografias selecionadas para a mostra já está disponível no site do evento. Os melhores trabalhos inscritos e selecionados na categoria competitiva receberão troféus e prêmios em dinheiro. Já o palco aberto é o espaço de fomento à participação de quem não tem interesse em competir, mas deseja vivenciar a experiência de ter seu trabalho apresentado em um festival.

O evento será transmitido pelo YouTubeFacebook e Instagram // Inscrições e programação completa disponível em florestadanca.com.br

 

Gestão de Carreira na Música | Fabricando Som

O projeto Gestão de Carreira na Música proposto pela editora Fabricando Som, está ofertando gratuitamente quatro workshops para artistas e músicos. As oficinas serão realizadas nos dias 03, 10, 17 e 24 de setembro, às 10h da manhã, com transmissão via plataformas digitais da produtora Trinca e da Rede TV Online. A iniciativa foi contemplada na categoria de formação de áreas técnicas e backstage do edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Com o objetivo de ampliar e fortalecer o mercado de produção cultural em Mato Grosso, o projeto trará palestras de profissionais renomados. Nesta sexta-feira (03.09), a primeira palestra será “A Nova Ordem dos Músicos do Brasil”, ministrada pelo músico Johnny Everson, que tem o objetivo de informar e contribuir no processo de fornecer informações e reconstrução da imagem da autarquia federal, criada para defender a classe musical brasileira.

No dia 10 de setembro, será abordado o tema “Como ser reconhecido como profissional da música”, por Raquel Carelli (Três Sons). A próxima palestra ocorre no dia 17 de setembro, com o tema “Direitos Autorais”, ministrada pelo diretor-executivo da Fusion Music, Thiago Motta. E para fechar o ciclo de capacitação, a última palestra será ministrada no dia 24 de setembro, pelo cantor e compositor Pescuma, com o tema ”Producão fonográfica, videográfica e direitos autorais”.

Serviço

Workshops Gestão de Carreira na Música

03/09 – A Nova Ordem dos Músicos do Brasil (Johnny Everson), às 10h

10/09 – Como ser reconhecido como profissional da música (Raquel Carelli), às 10h

17/09 – Direitos Autorais (Tiago Mota), às 10h

24/09 – Producão fonográfica, videográfica e direitos autorais (Pescuma), às 10h

Transmissão pelo Youtube no canal da produtora Trinca e Rede TV Online.

 

 

Programação | Em Casa Com Sesc

Na sexta (10), às 19h, a peça “Quando as Máquinas Param”, de Plínio Marcos, é transmitida ao vivo do Sesc Guarulhos. Com direção de Kiko Rieser e atuação de André Kirmayr e Larissa Ferrara, a obra é ambientada no final dos anos 1960 e conta a história de um casal que nunca foi abastado, mas sempre teve o suficiente para pagar as contas em dia. Porém, uma demissão em massa na fábrica em que o rapaz trabalhava como operário faz essa realidade mudar drasticamente e ameaça o casamento.

Depois, às 21h, diretamente do Sesc Santo André, o espetáculo inédito “O Ritmo Entre as Palavras de Solano Trindade” apresenta o poeta, folclorista, ator, pintor, teatrólogo e cineasta Solano Trindade (1908-1974) por meio da música e da poesia de quem o tem como inspiração em seus trabalhos. Em um formato que se aproxima de uma jam session, os poetas serão acompanhados por harmonias e melodias executadas por musicistas negros da cena do jazz paulistano, misturando ritmos que influenciaram Solano – como maracatu, coco e jongo – em uma linguagem permeada por soul e hip hop. A apresentação é de Trindade, cantor, MC, poeta, escritor e bisneto de Solano.

O espetáculo “Eufonia”, da Cia dos Pés, abre o fim de semana. No sábado, às 15h, diretamente do Sesc Rio Preto, o grupo traz para as crianças uma montagem recheada de música. A atriz Angélica Zignani dá vida a uma cigarra, o inseto que produz o som mais alto na natureza – e todo ruído ao seu redor é capturado e transformado em fantasia. Norteada pelo surrealismo, a peça tem um olhar poético para a magia da comunicação, traçando paralelos entre a voz de uma criança, o sorriso, o choro e os gestos.

À noite, às 19h, o Trio Macaíba comanda o som diretamente do Sesc Sorocaba. Formado por Beto Corrêa, Cleber Almeida e Ramon Vieira, o grupo é marcado pela autenticidade e pela fidelidade com que trata as características agrestes. Nesta apresentação, em homenagem a Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e João do Vale, o trio passeia por brincadeiras típicas de diversas regiões do país.

Na sequência, às 21h, tem espetáculo de dança. A Cia. Pé na Tábua e o BR JAZZ Quarteto apresentam “4 por 4 – Escuta Essa Dança” diretamente do Sesc Ribeirão Preto. Nesta apresentação-estudo todos os participantes aprendem e somam linguagens, expandindo o diálogo entre músicos e sapateadores. O espetáculo é composto pelos dançarinos Ana Luiza Yosetake, Renata Defina e Rodrigo Lima, da Cia. Pé na Tábua, e pelos músicos Alê Brant (contrabaixo elétrico), Alexandre Gonçalves Peres (guitarra), Lucas Oliveira (guitarra) e Daniel Del Carpio (bateria), do BR JAZZ Quarteto, que interpretam standards do gênero durante os sapateados.

No domingo (12), às 15h, tem contação de história diretamente do Sesc Jundiaí com a contadora Kelly Orasi e o músico Marcos Coin. Em “Contos e Cantigas Populares”, os artistas trazem contos e cantigas da tradição oral brasileira convidando o público a cantar e a soltar a imaginação. São histórias que falam de coragens e espertezas, de mulheres valentes e de homens movidos pelo amor.

Explorando o conceito de lateralidade do cérebro e as diferentes funções que cada lado exerce sobre o indivíduo, o grupo Discípulos do Ritmo apresenta, às 19h, o espetáculo de dança “Corpo Caloso”. Com direção de Frank Ejara, o trabalho transmitido ao vivo diretamente do Sesc Santo André aborda características do cérebro em construções coreográficas que resultam de improvisações do lado criativo.

Já na segunda (13), às 21h, o show “Solidão no Fundo da Agulha”, do livro de mesmo nome do escritor Ignácio de Loyola Brandão, reúne canções interpretadas por sua filha, a cantora, atriz e historiadora Rita Gullo. Gravado do Sesc Consolação, o espetáculo une música e literatura, convidando a um mergulho na emoção, no sonho e na fantasia. Temas marcantes como “Valsinha” (Chico Buarque e Vinícius de Moraes) e “Patricia” (Dámaso Pérez Prado) ganham novos contextos.

 

Cinema

Virada Sustentável

Gal Costa

Em setembro, uma das maiores cantoras da música brasileira sobe ao palco do Teatro Sérgio Cardoso, em um show transmitido gratuitamente pela internet durante a programação da 11ª edição da Virada Sustentável SP. Gal, que completou 75 anos de idade, lançou em 2020 o álbum Nenhuma Dor, gravado durante a pandemia, e lançado em 05 pares de singles, que traziam a cantora junto a dez cantores de diferentes gerações para releituras de seus sucessos emblemáticos.

Em 2021, participa da programação da Virada Sustentável, em uma apresentação especial para o festival, que reúne uma série de atividades artísticas, culturais e de conhecimento, com o intuito de espalhar a mensagem da sustentabilidade para um mundo melhor.  A direção artística do show é de Marcus Preto, que também assina os trabalhos mais recentes da cantora.

Quando: 11/09 às 20h

Onde: canal do Youtube da Virada Sustentável

 

Zoró Zureta – Zeca Baleiro e banda

Zeca Baleiro apresenta o show infantil Zoró Zureta que revela o universo lúdico de seus dois álbuns infantis, ‘Zoró (bichos esquisitos)’ e ‘Zureta’. Com músicas sobre temas diversos e ao lado de uma banda afiada e versátil, Zeca Baleiro desfila canções que já são pequenos “clássicos”, como “Onça Pintada”, “O Ornitorrinco”, “Minhoca Dorminhoca” e “Papai e Mamãe”.

Desde que se tornou pai de Vitória e Manuel, entre 98 e 2000, Zeca Baleiro passou a compor compulsivamente para os filhos, acumulando um repertório de mais de 60 canções. O que muita gente não sabe é que sua carreira começou no teatro infantil, aos 18 anos, em São Luís do Maranhão. Baleiro fazia trilhas para clássicos do teatro e da literatura infantis como “Flicts”, de Ziraldo, e “O Reizinho Mandão”, de Ruth Rocha.

Zoró Zureta é um show dedicado à criançada e também pode ser apreciado por toda a família (sem moderação!).

Quando: 12/09 às 15h

Onde: canal do Youtube da Virada Sustentável

 

Compartilhe!
Economista, realizadora audiovisual, produtora e ativista cultural. A arte é intrínseca aos seus múltiplos olhares.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here