Considerado o Fellini da fotografia pelo The New York Times, David LaChapelle nascido em 1963 nos Estados Unidos, é um fotógrafo que trabalha com moda, publicidade de fotografia e videoclipes de cantores famosos. É conhecido por seu estilo surreal e bem humorado, “minhas imagens visam ficar o mais longe possível da realidade. Os sonhos devem fazer parte da nossa vida cotidiana”.
Andy Warhol (pop arte), e criador da revista Interview foi o primeiro a acreditar no seu trabalho, e aos 17 anos é convidado a publicar na revista. Foi o começo de sua carreira, que tem uma estética super colorida, com referências da arte clássica, barroca e pop.
Hoje, a fotografia contemporânea é um meio híbrido (tecnologias + manipulação). E a partir dos anos 70, a fotografia de moda se torna cada vez mais cinema e menos pintura, porque recorrem a encenações e narrativas (conceituais) envolvendo/incitando o desejo no consumidor.
O trabalho de LaChapelle é marcado pela crítica à cultura de massa, pela ambiguidade, por ficção e fugas da realidade, criadas através do uso de performances, teatralidade, manipulação. É uma forma de comunicação e expressão com a intenção de gerar reflexão no público.
David LaChapelle vive e trabalha em Nova York e Paris.
Para quem quiser ir mais “a fundo” no trabalho de LaChapelle, esse vídeo documentário mostra sua trajetória como fotógrafo de moda, de pessoas famosas e seu posicionamento perante o mundo sempre relacionados com a fotografia.
Massa demais, estava com saudades de Glenda aqui no Cidadão Cultura!