Proposição artística: Andarilhos das estrelas – Tibanaré- Cuiabá ( MT)
Em: 02/12/16
Por Thereza Helena
Do figurino dos brincantes saltavam pontas coloridas lembrando pétalas, que acompanhadas de flores estampadas em enormes guarda-chuvas, enfeitaram o Jardim Vitória na quarta noite do festival Zé Bolo Flô.
Ao som de “Alecrim dourado”, “Coá fubá” e outras melodias do cancioneiro popular, berimbau, pandeiro e violão vibraram. Os atores do grupo Tibanaré soltaram a voz para levar riso e arte a um bairro em que quase nem esgoto encanado chega.
De porta em porta, como numa procissão, o grupo seguia pelas ruas feitas de muitos buracos e pouco asfalto. Na caminhada, os moradores pareciam esquecer a falta de iluminação pública, encantados com as luzinhas minúsculas, que de dentro dos guarda-chuvas saltavam para a escuridão lembrando vaga-lumes.
Na flâmula lia-se “Andarilhos das estrelas”. No corpo via-se a disposição de quem também vive as durezas de plantar arte no chão-soja de Mato Grosso. O cortejo parou o trânsito e por alguns instantes a poesia calou o medo e abriu alas para o teatro de rua passar.
* Texto escrito para o blog Parágrafo Cerrado, a partir da programação da 3ª edição do Festival Zé Bolo Flô, no período de 29/11/2016 a 06/12/2016.