Por Anna Marimon*
Claro ou escuro, onde esta a luz que desenha sensibilidade e amor? Esta na ação de pessoas que acreditam na expressão da arte como forma de inclusão social e se doam para realizar na prática, a importante tarefa de revelar todo um universo de possibilidades criativas junto a pessoas muito especiais, crianças e jovens que encontram nessa atividade um novo caminho para ampliar seus horizontes e sua visão de mundo, a fotografia.
Falo de dois projetos distintos que tem o mesmo foco: realizar na prática a magia da fotografia, levando esta arte universal para grupos de pessoas que se encontram em condição especial. O projeto Galera do Click trabalha a inclusão de crianças e jovens com síndrome de down revelando o potencial criativo, a curiosidade, e o talento desses meninos e meninas que encontraram nessa atividade paixão e motivo para desenvolver uma habilidade também especial, a prática da fotografia através da qual registram o mundo a sua volta com a peculiaridade que lhes é natural. Projeto este idealizado pela fotógrafa Sandra Reis na cidade de São Paulo, mostra a todos nós o quanto se pode fazer com dedicação e boa vontade.
Com a mesma intenção de despertar a criatividade e o olhar sensível de jovens e crianças sobre a realidade que nos cerca, o professor de fotografia Yuri Bittar, desenvolve o projeto Fotocultura para Todos com crianças portadoras de câncer, que encontram-se confinadas em unidades de tratamento oncológico. O contato com essa atividade proporciona a essas pessoas momentos de intensa gratificação pessoal, de descobertas que revelam a poesia existente em todas as coisas, mesmo no asséptico universo da realidade hospitalar
Guardadas as diferenças, as duas iniciativas caminham na mesma direção, do amor, do respeito e da busca pela dignidade junto a grupos especiais de pessoas que por sua condição, vivem a parte dos processos sociais e ainda assim tem sede de vida de arte e de amor.
*Anna Marimon é artista de múltiplos talentos que caminha por todas as expressões artísticas em busca da liberdade
que bonito isso! belo texto anna…
Adorei Anna, obrigado! Bjs