Por Adriana Nascimento*
Pouca gente sabe, mas a história da humanidade nunca mais foi a mesma desde que, há exatos 55 anos, no dia 12 de abril, a humanidade recebia a notícia de que o planeta é azul! E que na verdade, a Terra é um planeta basicamente composto de água. Por isso predomina a cor azul. A informação foi exclamada pelo cosmonauta russo, Yuri Gagarin, primeiro homem no espaço que, ao completar uma órbita terrestre, exclamou: “A Terra é azul! Como é maravilhosa. Ela é incrível!”.
A nave Vostok 1, descolou para o seu primeiro e único voo espacial partir do Cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão. Logo depois da descolagem, a 327 quilômetros de altura, Gagarin, via rádio, revelava a todos os seres humanos a cor do Planeta. O voo foi pequeno, de aproximadamente 108 minutos, mas o suficiente para que Gagarin se tornasse, aos 27 anos, num herói nacional e figura internacional.
Em sua homenagem foi criada a “Noite do Yuri” em alguns países. Nesta data acontecem eventos ligados à astronomia juntamente com arte e educação para impulsionar o interesse da sociedade pelo tema. Mato Grosso ainda não tem nada nesse sentido, mas a ideia está lançada para 2017. Afinal, Gagarin provou que o céu não é o limite!