“Na moda temos o direito de sermos loucos.” Loïc Prigent
Jornalista e documentarista de moda o francês de 46 anos, Loïc Prigent nasceu em Plouescat, filho de camponeses passou a infância na Bretanha entre o mar e o campo. Chegou em Paris aos 19 anos. Ficou conhecido no mundo todo em 2005 quando fez um documentário para a Chanel: “Signé Chanel”, que mostra como uma coleção é criada. Na época Karl Lagerfeld o apelidou de “o Mediapart da Moda”, esse documentário foi comprado pelo canal britânico BBC e pelo canal americano Sundance Channel.
Em 2011 perguntado sobre o que é moda ele responde: “a moda é histeria, luz, fútil, sentido, absurdo, fúria de viver, a inconsciência de tudo, o egoísmo, a futilidade, a consciência de tudo, a energia constantemente renovada, a narração, o esquecimento e a memória, é um motor sagrado e uma revelação sagrada.”
Seus documentários mostram a verdadeira face dos criadores de moda.
Outro documentário cheio de emoção que conta os 40 anos de carreira de Jean Paul Galtier (sou super fã) vale a pena assistir: “Jean Paul Galtier – Travaille” , adorei!
Em sua série de documentários “Le jour d’avant” (O dia anterior), Loïc Prigent nos revela os bastidores das grifes de alta-costura, como Fendi, Louis Vuitton, Versace, etc, as 48 horas antes dos desfiles. as ansiedades, a histeria, os risos, o nervosismo, tudo com muito humor realçando a comédia da moda.
Dirigiu também com desenhos inéditos “The Drawings of Yves Saint Laurent”, para quem gosta desse universo, é muito interessante.
Cômico e engraçado destila seus fogos de artifícios verbais no seu livro “J’adore la mode mais c’est tout ce que je déteste” (Eu amo moda mas isso é tudo que eu odeio) lançado pela editora Grasset, que é uma compilação das frases mais engraçadas ouvidas durante os desfiles de moda.
Ele diz, “há vinte anos que venho observando a moda” mas também “sou um apaixonado por livros e música.” Por isso começo essa matéria com o videoclipe da musicista violoncelista Maya Belsitzman e a também música e cantora Ninet Tayeb, numa performance belíssima da música “Crazy” de Gnarls Barkley.
Moda em sua vida é: “Um passatempo? Um trabalho? Uma obsessão? Os três sem dúvida.”
Esta frase em latim é o seu lema: ” Quae sursum volo videre!” ( Eu quero ver além!) – Loïc Prigent