O premiado fotógrafo mostra um lado novo do continente africano no seu livro “African Catwalk” lançado esse ano, focando nos desfiles de moda.
Petterson fotografou sua primeira semana de moda de Joanesburgo em 2009, e, ficou impressionado e fascinado com a dinâmica da indústria da moda local.
Desde então, participou em mais de 40 semanas de moda em toda a África. Documentou uma forte energia criativa e o impulso inovador em todos os lugares por onde passou, como South Africa, Nigeria, Botswana, Mozambique, Tanzania, Rwanda, Congo, DRC, etc.
Seu novo livro de fotografia é uma pesquisa visual da indústria da moda emergente africana, que desafia a “visão ocidental” estereotipada de que o continente africano é sinônimo de guerra, doenças, pobreza e subdesenvolvimento.
Alessia Glaviano, editora sênior de fotos da Vogue Itália e L’Uomo Vogue diz: “A África é um continente complexo com milhares de facetas e contradições. Lamentavelmente a impressão da África – como resultado de pelo menos a representação incompleta e às vezes totalmente imprecisa fornecida pelos meios de comunicação – tem sido por muito tempo apenas um de um continente negro, um teatro de questões sociais, fome, guerras, genocídios e corrupção política. Por esta razão, o trabalho de Per-Anders Pettersson, com foco em talentos criativos e da ascensão da Indústria da Moda Africana – torna-se um elemento importante no processo de restauração da percepção deste incrível e multifacetado continente”.
Diz Pettersson “algumas das coisas que acontecem com a indústria da moda é também o resultado do que tem acontecido nos últimos sete anos na África. Há mais dinheiro, melhor educação e as pessoas estão viajando mais”.
A foto da capa do “African Catwalk” é de uma modelo de 23 anos nascida em Uganda, Patricia Akello. Ela usa um colar de tecido de cera forrado com pequenos grânulos amarelos feito pela marca Uganda Halisi.
Belíssimo!
Nossa! Bacana demais. Tantas coisas incríveis acontecem no mundo e a gente nem vê. Grata por compartilhar esse trabalho belo e rico. Compartilhei 🙂