fotógrafo sueco per-anders petterssonO fotógrafo sueco Per-Anders Pettersson passou os últimos cinco anos de 2010 a 2015 documentando o cenário da vibrante moda africana.

O premiado fotógrafo mostra um lado novo do continente africano no seu livro “African Catwalk” lançado esse ano, focando nos desfiles de moda.

African_Catwalk_008-1

Petterson fotografou sua primeira semana de moda de Joanesburgo em 2009, e, ficou impressionado e fascinado com a dinâmica da indústria da moda local.

African_Catwalk_006-1

Desde então, participou em mais de 40 semanas de moda em toda a África. Documentou uma forte energia criativa e o impulso inovador em todos os lugares por onde passou, como South Africa, Nigeria, Botswana, Mozambique, Tanzania, Rwanda, Congo, DRC, etc.

21AFRICA-FASHION-slide-TGWJ-videoSixteenByNineJumbo1600

Seu novo livro de fotografia é uma pesquisa visual da indústria da moda emergente africana, que desafia a “visão ocidental” estereotipada de que o continente africano é sinônimo de guerra, doenças, pobreza e subdesenvolvimento.

African_Catwalk_012-1

Alessia Glaviano, editora sênior de fotos da Vogue Itália e L’Uomo Vogue diz: “A África é um continente complexo com milhares de facetas e contradições. Lamentavelmente a impressão da África – como resultado de pelo menos a representação incompleta e às vezes totalmente imprecisa fornecida pelos meios de comunicação – tem sido por muito tempo apenas um de um continente negro, um teatro de questões sociais, fome, guerras, genocídios e corrupção política. Por esta razão, o trabalho de Per-Anders Pettersson, com foco em talentos criativos e da ascensão da Indústria da Moda Africana – torna-se um elemento importante no processo de restauração da percepção deste incrível e multifacetado continente”.

African_Catwalk_004-1

Diz Pettersson “algumas das coisas que acontecem com a indústria da moda é também o resultado do que tem acontecido nos últimos sete anos na África. Há mais dinheiro, melhor educação e as pessoas estão viajando mais”.

Catwalk-Cover_160425-BELI.indd

A foto da capa do “African Catwalk” é de uma modelo de 23 anos nascida em Uganda, Patricia Akello. Ela usa um colar de tecido de cera forrado com pequenos grânulos amarelos feito pela marca Uganda Halisi.

2 Comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here