Conversando com alguns amigos artistas, das letras, da música, das artes visuais, ouvi depoimentos de muitos que travaram o processo criativo. Não conseguiram superar o período de isolamento em razão da pandemia que nos assola. Não conseguiram criar nem produzir nada. Outros reagiram de forma diferente. Passaram a descarregar sua fúria criativa a partir desse tempo que lhe foi ofertado. Abriram-se brechas incríveis para com o isolamento encontrar o tempo que precisavam para mergulhar no universo ilimitado da arte e das mais diversas formas capazes de liberar a criatividade.
Não dá para cobrar nenhuma reação emocional, ou de bloqueio criativo, num evento tão dramático quanto esse da pandemia. Ele força mudanças de comportamento que escapam de uma ideia de normalidade que cultivamos enquanto experiência de vida social humana. Na economia, na cultura, na produção de conhecimento como um todo, inclusive, e principalmente na saúde pública disparando outras pesquisas e busca de soluções num momento em que nos vemos diante de um evento novo e desconhecido. Na realidade as soluções de problemas vão se tornando mais claras na medida do avanço do problema, em que pese a falta de empatia do governo brasileiro e seu dirigente maior, cria-se soluções comunitárias enquanto vive-se, na busca para se adaptar diante da possibilidade de colapso.
O Renato, guitarrista e compositor da banda de rock cuiabana The Xomanos, me enviou esse álbum, de uma banda experimental, a Bandemia, cujo nome já se revela em um neologismo tão óbvio, e que eles sacaram em primeira mão. Cada músico no seu quadrado virtual. De longe, aproveitando a situação, ampliando possibilidades, que na realidade já estava aí. Mas, achei interessante a alusão direta ao status quo.
Refleti bastante nesse período em que formulei uma síntese do meu estado hiper ativo e criativo: a pandemia me deu o tempo. Criei mais que antes, furioso, com intensidade e constância. Mas o assunto aqui é outro…
A Banda Bandemia é formada por seis músicos que se conectaram através do grupo de WhatsApp Tour Rock Brasil da Comunicadora Kaka Schwartzmann. O álbum Pandemia foi lançado em 27 de novembro de 2020 com nove faixas inéditas.
A produção e todo processo de gravação foram feitos em conjunto, por todos os integrantes que compõem o projeto, cada um em seu Estado, estúdio e localidade dentro do Território Nacional, enfrentando os obstáculos causados em razão da distância física.
Nenhum dos integrantes e participantes se conhecem pessoalmente, ambos se conheceram durante a pandemia e o laço musical fez nascer a obra e esse registro de 9 faixas.
As letras e músicas retratam a alegria de fazer rock, a luta de cada
músico nesse país, mantendo acesa a chama do Rock Brasileiro,
“Unidos pelo Rock and Roll,
Não sou apenas eu e você!
Espalhados pelo planeta terra
Uma paixão sem fim nem porque”
Rock and Roll! Somos o Rock and Roll!!
Bellini (voz) – Bellini Rock / SP
Marcos Janowitz (Guitarras/Guitarras Solo/Baixo) – SC
Luiz Fernando Keller (Baixo/Guitarra) – Nefeliband – RJ
Renato Vaz (Guitarra) – The Xomanos / MT
Henrique Costa (Bateria) – Boa Vista Hard Club / PE
Cleber Maçaneiro (Edição, Mix e Master) – Antena Rock – SC
Participações Especiais:
Ricardo Faleiro (Flores do Fogo) / RS
Diogo Lira (The Stakeholders) / SP
Élida (Vetores) / PE
Capa por Abyner Gomes – RJ