Kaike é um pintinho que passa por um apuro, ao querer ser um pato. As rimas trazem um ritmo gostoso e divertido. Nas ilustrações, traços e cores singelos lembram as criações dos pequeninos artistas.
Neide Silva é escritora de livros infantis e busca em suas narrativas enfatizar aspectos lúdicos, bem como situações de comunicação em que os pequenos são convidados a participar, com vistas a refletir sobre seu crescimento, as interações sociais, até mesmo a construção estética de beleza interior. “Kaíke” vem se juntar a “Cigamiguinho”, “Sabina, a bailarina” e “Iribi Sabiá”, títulos já publicados pela Carlini & Caniato, e aos inéditos “Elvis e Lola” e “Quinco”. Os livros de Neide Silva povoam a imaginação criadora dos leitores mirins e ganham asas para voos de completude inimagináveis para um adulto qualquer.
Se os contos de fada muitas vezes fazem uso de elementos ligados à construção psíquica das personagens, nos livros de Neide Silva isso não poderia ficar de fora, uma vez que a autora/ilustradora é psicóloga e centra sua escrita nas relações que circundam a criança no ambiente da família, como também escolar, espaços em que a educação confronta-se com o cotidiano repleto de idiossincrasias. Ao final do livro, a título de divulgação do trabalho da autora, lê-se:
Um dos sonhos da autora é que possamos alçar voo na melhoria do aprendizado e desenvolvimento das crianças, na promoção do sujeito. A vulnerabilidade socioeconômica que fez parte de sua infância contribui, hoje, para que ela promova as artes como intervenção sociocultural. Acreditando que a arte dá experiência de leitura/escrita, possibilita prazer na alfabetização e conhecimento de mundo, Neide Silva busca na manifestação da linguagem atiçar o pensamento dos pequenos leitores, contribuindo para o encontro do eu da criança com seus afetos e emoções para que possa se expressar.
Os livros da autora podem ser adquiridos diretamente com a mesma, ou através da editora Carlini & Caniato. Norberto, seu filho caçula, é a inspiração primeira de sua obra. Para mais informações sobre o trabalho desenvolvido pode-se acessar sua página no facebook ou o perfil do instagram. Acredito que ela terá o maior prazer em trocar ideias com pais, educadores e crianças interessadas em conhecer um pouco mais sobre seus personagens. A propósito, Kaíke é irmão do pintinho Kiki, personagem que anda perdido pelas páginas de um livro qualquer, em estado de gestação. A qualquer momento pode aparecer por aqui. Quero dizer, por aí.
SILVA, Neide. Kaike. Cuiabá: Carlini & Caniato, 2019.