Lançamento do livro de autor cuiabano finalmente acontece em solo cuiabano. Depois de lançar o livro de poemas em São Paulo, agora é a vez de Cuiabá receber seu poeta que vem colecionando sucessos por anda leva sua poesia. Com “A máquina de carregar nadas”, Matheus Guménin Barreto consolida um caminho que, mesmo que breve, já aponta para um amadurecimento precoce. Ainda não li o livro, mas adianto que estarei lá e quero um exemplar para degustar a boa poesia desse rapaz.
O lançamento acontece no sábado, dia 16 de setembro de 2017, no café-bar Metade Cheio. Lugar onde Matheus, ao lado das poetas Lucinda Persona e Stéfanie Medeiros, recentemente, promoveu uma mesa de debate sobre a literatura mato-grossense, e também sobre a poesia de Lucinda, outra grande expressão de nossas letras. Foi quando apresentou, em Cuiabá, palestra intitulada “5 décadas, 5 poetas” sobre os poetas brasileiros João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar, Conceição Evaristo, Lucinda Nogueira Persona e Ana Martins Marques.
Matheus Guménin Barreto cursou Letras Português-Alemão na Universidade de São Paulo (USP), onde cursa hoje pós-graduação em tradução de poesia alemã. Teve poemas seus publicados em revistas especializadas no Brasil e em Portugal. Estudou por um ano na Universidade de Heidelberg (Alemanha) e em 2017 foram publicadas traduções suas de Bertolt Brecht e Ingeborg Bachmann.
Seu livro de poemas “A máquina de carregar nadas” (Editora 7Letras – Rio de Janeiro) foi publicado em agosto de 2017 em São Paulo, e outros lançamentos serão agendados no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. O lançamento do livro em Cuiabá acontece este sábado, dia 16 de setembro, no espaço cultural Metade Cheio (Rua Comandante Costa, 381) às 19h30.