Por Glenda Balbino Ferreira*
Para comemorar os 90 anos da Fendi, Karl Lagerfeld (é seu diretor criativo, e a meu ver, um dos nomes mais inteligentes e visionários do mundo da moda) resolveu fazer o desfile na Fontana de Trevi em Roma.
A Fendi é uma marca italiana que não faz haute couture (alta costura), mas faz haute fourrure (alta pele), a sua especialidade é peles e couro. Eles têm os melhores artesãos em pele e couro do mundo.
A Fontana de Trevi é um monumento histórico lindíssimo de meados de 1700, que foi reformado/restaurado pela Fendi.
Hoje em dia, as grandes marcas estão restaurando importantes monumentos históricos das cidades ao redor do mundo, eu particularmente acho isso maravilhoso. E a restauração custa menos para as marcas do que elas gastam com publicidade e propaganda, além de obterem um grande retorno (super compensador) com isso.
O tema do desfile foi conto de fadas. Assistindo ao desfile, realmente me senti conduzida a esse conto de fadas onde as roupas disputavam com a belíssima Fontana. A passarela foi construída com uma plataforma transparente em cima da água, dando um efeito mágico, de sonho ao “passeio” das modelos.
Na minha opinião o Karl Lagerfeld é um gênio. Ele tem 50 anos à frente da Fendi, isso é um feito incomum na história da moda. E uma pessoa muito culta (sou fã).
Curiosidades
Ele tinha uma coleção de quadros dos séculos XVII, XVIII e XIX, quando se cansou, vendeu tudo para se renovar e comprar peças mais modernas.
Ele é também diretor criativo da Chanel, tem 82 anos, mas isso vai ficar para uma próxima matéria. Até lá.