A Pitti Uomo é uma tradicional feira de moda masculina que acontece todo semestre na cidade de Florença, Itália. É famosa por reunir também homens super/mega/estilosos que a visitam. É um desfile de moda à parte o que se vê nas ruas, com homens em looks elaborados (fotógrafos, expositores, modelos, imprensa, etc) que viraram uma das grandes atrações chamando a atenção exatamente pela elegância e diferentes estilos.

pittiday1013-960x640-1

A primeira edição da Pitti Uomo aconteceu em 1972, tendo como objetivo promover a moda italiana masculina na cidade de Florença que possui importantes grifes nascidas lá, como: Gucci, Salvatori Ferragamo, Emilio Pucci, entre outros.

Com o passar dos anos essa feira se consolidou como a principal feira masculina internacional. Atualmente conta com 1060 expositores de todo o mundo e as maiores marcas do mercado da moda ditando tendências. Funciona como um termômetro do que se vai usar nas próximas seasons.

Na comemoração dos 60 anos do Firenze Hometown of Fashion, a grife Pucci reproduziu o desenho do lenço Battistero criado por Emilio Pucci em 1957 na fachada do Batistério da Piazza San Giovanni, um dos monumentos mais antigos de Florença. Essa instalação foi chamada de Monumental Pucci e aconteceu em junho de 2014.

O Batistério foi coberto por uma tela estampada, com mais de dois mil metros quadrados.

226517_414145_monumental_pucci_florence_06-2014_13

Quando o estilista belga Raf Simons se demitiu do cargo de diretor criativo da Christian Dior no ano passado, ele retornou a Pitti Uomo em junho desse ano lançando uma fantástica coleção masculina (Spring Summer 2017) inspirada em Robert Mapplethorpe já falado aqui, que remete a uma Nova York dos anos 70. Expressando o desejo de apresentar o trabalho de Mapplethorpe para uma nova geração ele diz, “eu quero desafiar-me, também mostrar meu trabalho para um público diferente… novas gerações, não só para as pessoas que seguem a arte”.

1177223

Sou apaixonada pela sua visão modernista, sua própria marca construiu um lado cult, sempre evitou as normas da indústria, se posicionando mais como alternativo e pioneiro em estéticas antimoda desafiando o próprio conceito de moda. Com uma vasta obra ele usa roupas para expressar e desafiar a criatividade e a convenção. O ser humano artista e inquieto que chamou minha atenção.

raf-simons-pitti-uomo-ss2017

“Não é do meu interesse ser uma estrela… Eu só quero fazer algo que vai mudar alguma coisa…” Raf Simons.

1177207

Em janeiro de 2017 acontecerá a 91ª temporada da Pitti Uomo. O tema dessa edição será “Dance Off”, que contará com dança de rua, com cursos de dança e vários outros projetos explorando MODA/DANÇA.

Para quem gosta de moda vamos ver o que vai rolar. Sempre aparecem novos estilistas/talentos.

Ciao, Ciao!

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here