Produtores e agentes culturais passam a contar com um reforço importante: o portal Arte Diversidade, que reúne os instrumentos necessários para a viabilização e execução de projetos voltados à comunidade LGBTQIA+. O conteúdo está disponível pelo endereço www.artediversidade.com.br.
Em cinco palestras, são abordados aspectos jurídicos, econômicos, sociológicos e históricos, que visam contribuir para que produtores culturais, artistas, e representantes da comunidade tenham conhecimentos sobre os direitos da diversidade. Assim, será possível lidar com questões burocráticas e legais, que dificultam o desenvolvimento de projetos com a temática.
A iniciativa tem como intuito contribuir com a criação e estruturação de políticas culturais para a diversidade, explica o idealizador da proposta, o advogado Nelson Freitas Neto: “Queremos fortalecer uma base da comunidade LGBTQIA+. Sabemos a realidade enfrentada de exclusão e segregação, que não é só por parte da sociedade, mas também pelo próprio Estado, que é quem deveria acolher essas pessoas. A nossa cultura ainda é muito marginalizada”, complementa.
Todo o conteúdo da plataforma é gratuito.
Programação
Confira abaixo os assuntos abordados e os respectivos palestrantes:
- “Conceito de Sociedade, Democracia, Cidadania e Direitos e Garantias Individuais”, com a advogada e pesquisadora de gênero e sexualidade, Kamila Michiko.
- “Direitos e Garantias da Sociedade LGBTQI+: Orientação de tratamento e procedimentos em caso de violação de direitos” com o advogado e presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB-MT, Nelson Freitas.
- “Abordagem sociológica do tema” com a cientista política e gestora cultural, Giulia Medeiros.
- “Abordagem econômica do tema” com o contador com MBA em gestão e planejamento, Elenilton dos Anjos Rocha.
- “Captação e prestação de contas de projetos culturais com base nas leis de incentivos fiscais, Organizações da Sociedade Civil (Lei 13.019/2014)” com o gestor cultural e advogado, Mario Olimpio Medeiros Filho.
Parceria com Insanos
Para incentivar a participação, Arte Diversidade conta com o apoio da Insanos, que disponibiliza uma aula gratuita de cycling indoor – modalidade de ciclismo em sala de aula – para os 50 primeiros inscritos na plataforma. A inscrição é necessária para aqueles que queiram utilizar o benefício, contudo não é preciso se inscrever para acessar o conteúdo do portal.
Sobre o projeto
“Arte Diversidade” é realizado com recursos do edital da Lei Aldir Blanc – viabilizado pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, em parceria com o Governo Federal, via Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
Serviço
Arte Diversidade
O quê: Cursos de capacitação e qualificação para produtores culturais
Quando: a partir de 14/04