“Não precisamos falar o mesmo idioma neste trabalho, o amor é a forma de expressão. Também não há idade para uma mulher ser Julieta, não há raça, não há continente, Julieta é uma alma, um espírito.” Paolo Roversi – Fotógrafo de moda
Pela primeira vez a Pirelli convidou um fotógrafo de moda italiano para clicar seu famoso calendário, (seu primeiro exemplar foi lançado em 1964), grandes nomes da fotografia mundial já realizaram esse trabalho como: Peter Lindbergh (falecido no final de 2019), Mario Testino, Annie Leibovitz, Richard Avedon, Herb Ritts… que têm total liberdade na escolha do tema e personxs.
2020 é um número gêmeo, talvez um número equilibrado, talvez um número mágico, que forma uma relação dupla entre o passado e o novo, ou simplesmente um número que me passa uma sensação de liberdade ao abandonar uma década inteira, neste ano, Paolo Roversi inspirado no romance de William Shakespeare “Romeu e Julieta” (sem qualquer clichê), em busca de Julietas e deparando-se com algumas delas, retrata Julietas modernas mostrando toda a pluralidade da mulher contemporânea. Suas Julietas não são modelxs profissionais, mas são atrizes, artistas e cantoras, mulheres de diferentes culturas e países. São elas: Kristen Stwart, Emma Watson, Indya Moore, Rosalía, Chris Lee, Stella Roversi, Mia Goth, Claire Foy, Yara Shahidi.
“Eu estava procurando uma alma singela, repleta de inocência, força, beleza, ternura e coragem.”
“Vislumbrei-a no olhar, nos gestos e nas palavras de Emma e Yara, Indya e Mia. Nos sorrisos e nas lágrimas de Kristen e Claire. Nas vozes e nas canções de Chris e Rosalía. E em Stella vislumbrei a inocência. Porque há uma Julieta em cada mulher e a procurarei por toda a minha vida.”
Esta é a 48º edição do calendário, e pela primeira vez vem com a fusão de cinema e fotografia onde as imagens virão acompanhadas de um curta de 18 minutos com Paolo Roversi interpretando a si mesmo em busca de Julietas.
O calendário foi clicado em Verona (onde Julieta nasceu) e em Paris.