No texto de apresentação, Lisa Alves pergunta: Quais? A letra Q estilizada me chama a atenção e passo a observar as incidências ao longo do texto: Que; Quem Quando; Quantos; Qualquer; Quantas; Questionários; Quer; Queria; Quatro; Quase; Quais; Querendo; Qual; Quis.

QUANDO o mergulho é profundo, costuma engolir o domingo inteiro, logo o domingo, dia que transita para o início de semana com aquele apagar das luzes repentino que deixa o final de tarde mais sombrio, inquieto, refém de um planejamento para a semana seguinte, nem sempre agradável. Um toque de melancolia acompanha o entardecer. Talvez por isso o Garfield odeie a segunda-feira. Foi assim meu domingo do dia das mães. Quantas delas mal puderam comemorar a alegria de estar entre os seus.

QUERO            lidar, enfrentar meus abismos com sabedoria. Mas a imagem da pequena Isabel me assusta. Procuro o pensamento positivo, embora Cícero e Antonio me patrulhem a mente com olhares persecutórios. Maria Fernanda. O marido admoestador; a luxúria do estado de coisas. O universo de uma narrativa perturbadora com ares de normalidade. “Até o dia em que você escuta um médico imbecil dizer que as crianças que se acidentam em excesso podem estar querendo voltar ao hospital porque associaram a dor do machucado ao prazer de serem bem cuidadas” (KRIEMLER, 2017, p. 21).

QUANTO vale o sossego ao se deitar a cabeça sobre o travesseiro cheiroso; a roupa limpa, bem lavada, com cheirinho de amaciante. Beatriz e Bernardo parecem me acompanhar neste momento da escrita. O casal que poderia ser perfeito se a perfeição existisse. Mas existe Sofia. E o que poderia se transformar em um triângulo sequer aproxima-se da curvatura de um círculo: que se pretende vicioso. E Mariana que atravessa o caminho das coisas. Primeiro em estado inerte, de barriga adentro. Depois de prolongamento do caos interior, e arrebenta a bolsa, vem ao mundo seguida de um acidente que vitima seu pai.

QUANTO tenho em mim do pai de Beatriz, que a molestava. A mãe, sem tempo para observações. Gustavo, gêmeo aparente de ideias distintas. “Aprendi com meu pai estúpido que a gente disciplina tudo, até as emoções. Principalmente as emoções” (idem, p. 61). O pai que se revela um monstro ao longo do caminho. O pai que deixa de ser arquétipo para se transformar em um tipo qualquer. Mas pai. Que padrasto não é necessariamente palavra ruim.

Cínthia Kriemler

QUIS que fosse diferente a história de Bernardo, de Cícero e Antonio, Isabel, Beatriz. Não bastou que eu quisesse, não foi suficiente o que eu quis. Talvez a chave seja o universo de Clarice. Os encontros de uma terapia de confronto. O homem desconhecido e o que se dispõe naquela noite. O bunker. Mas Laura não deixa. A filha morta. “Clarice é um rosto-esfinge. Eu não gostaria de ouvir o que eles ouvem. (…) Eu preciso dela e não quero perdê-la para um sentimento inútil de revanche” (idem, p. 207).

QUANDO escrevo lembro do rato acuado. Paredes brancas me perguntam quem sou; não posso pensar que um cônjuge jovem não possa acompanhar um ente querido que se torna inválido da noite para o dia. Ou que uma mulher na flor da idade tenha que fechar os olhos para sua juventude por conta de uma fatalidade. Ou que as pedras ressignifiquem o caminho.

QUERO pensar que “Algumas histórias reais parecem de mentira” (idem, p.241). as manchas de tinta dão ao livro um formato concreto. Sombra e luz. Transversalidades. Linhas sóbrias, camadas de sentimento uniformizadas, customizando a dor que não seca nunca. Linhas pretas, paralelas, grades que preparam uma mancha de tinta maior, espécie de caixão. Luto fechado. Laura está por dentro de tudo. Livre-arbítrio da escritura.

QUANTO mais o tempo passa, a dor vai se transformando em uma coisa sólida, não se liquefazendo tão rápida. “A navalha encostada na minha garganta está fazendo a pele arder. Devo estar sangrando. Mas não estou com medo. Surpresa, sim. Reconheço o enorme anel de caveira na mão que agarra o meu corpo por trás” (idem, p. 253). O mal que vem de dentro talvez tenha sido empurrado à força, cá de fora. Meninos não são necessariamente ruins. Meninas não nascem para praticar o bem. Há homens e homens. Mulheres e mulheres. Bons-maus-ruins.

QUIS que fosse diferente. “Apanhar, obedecer, saciar” (idem, p. 259) tríade maldita que habita a pele de dentro de muitas iguais a ela. Elos de uma corrente insana. Gomos de laranja podre. Bernardo. “O cheiro podre do seu corpo morto se esparramou pelo prédio assim que a moça abriu a porta. (…) Mas ninguém estava lá. Ninguém que se importasse realmente com ele” (idem, p. 266). Sofia não o quis. Ele não quis a Beatriz. A quadrilha de Drummond revive.

Quando quero, quanto quis; moeda de troca. Ela joga para cima; se der cara o suicídio lhe abraça, vira pasto para os vermes. Se coroa, segue com Clarice “e o projeto das crianças, o cão de Sofia, o Alzheimer de mamãe, os altos e baixos de Isabel, as crianças abusadas e maltratadas da casa abrigo, as trepadas anestésicas, as giletes na gaveta do banheiro. Afiadas. Pacientes”. (idem, p. 269). O fim do livro não é o ponto final. Uma sombra maior envolve a imagem da gilete no banheiro. Muita água para passar debaixo dessa ponte entre duas (ou mais) vidas.

 

REFERÊNCIAS

KRIEMLER, Cinthia. Todos os abismos convidam para um mergulho. São Paulo: Patuá, 2017.

 

 

 

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Ao completar vinte anos da publicação de meu primeiro romance, fecho a trilogia prometida com este volume. Penso que esse tempo foi uma graduação na arte de escrever narrativas mais espaçadas, a que se atribui o nome de romance. Matrinchã do Teles Pires (1998), Flor do Ingá (2014) e Chibiu (2018) fecham esse compromisso. Está em meus planos a escritura de um livro de ensaios em que me debruço sobre a obra de Ana Miranda, de Letícia Wierchowski e Tabajara Ruas; o foco neste trabalho é a produção literária e suas relações com a historiografia oficial. Isso vai levar algum tempo, ou seja, no mínimo uns três ou quatro anos. Vamos fechar então com 2022, antes disso seria improvável. Acabo de lançar Gênero, Número, Graal (poemas), contemplado no II Prêmio Mato Grosso de Literatura.

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