Ao todo 23 artistas que moram em Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra e Sorriso produziram peças que vão integrar a “III Mostra de Cerâmica do Mato”. A mostra foi contemplada no edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
A exposição virtual “Pantanal: das águas, das matas, do barro” ficará em cartaz por três meses, a partir de 10 de junho, no site Ceramistas do Mato.
Nico e Lau | Drive in
A exibição do filme “Bala Perdida”, dirigido por Luiz Marchetti, e o show “Bem na Foto”, ambos protagonizados pela dupla Nico e Lau, serão apresentados no formato Drive-in em alguns municípios da baixada cuiabana. As atrações somam cerca de duas horas de duração e fazem parte do projeto 1° Cine Cidadania – Drive in.
A única cidade já contemplada foi Chapada dos Guimarães, no sábado (29). As próximas cidades serão Santo Antônio de Leverger (13) e Cuiabá (19). Os locais serão definidos e divulgados nas redes sociais de Nico e Lau. Nossa Senhora do Livramento e Acorizal também receberão o evento, porém as datas ainda não foram definidas.
Luau dos Namorados | Chapada Hostel (live)
Aldeia Guaná e Rosa Bororo
As Aldeias de Arte e Cultura Guaná e Rosa Bororo se juntaram, pela primeira vez, para oferecer diversas atividades e programações especiais de forma híbrida. Entre os dias 7 a 18 de junho de 2021, artistas mato-grossenses e de outros estados se apresentarão com atrações de artes cênicas, cinema, artes visuais, música e literatura. Toda programação será transmitida através de live pelo YouTube e Facebook do Sesc Mato Grosso, com parte das atrações abertas ao público, presencialmente, no Teatro do Sesc Arsenal.
As “Aldeias” são espaços destinados à troca de experiências entre os artistas e a comunidade com o objetivo de estimular e difundir a criação e a produção artística nacional. Neste ano, o Sesc MT recebe grupos de São Paulo, Bahia e do Distrito Federal. Além das apresentações, também serão oferecidas três oficinas, tudo de forma gratuita.
Confira mais informações sobre a programação aqui!
Exposição | Dona Judith: a redeira que teceu sua história
Com fios coloridos que transpassa ligeiramente entre os dedos, pouco a pouco, os desenhos vão tomando forma. Há 48 anos, todas as tardes, com a mesma fiação, Dona Judith Pereira da Silva tem a mesma rotina. E agora, aos 61 anos, uma das redeiras mais antigas da comunidade de Limpo Grande, zona rural de Várzea Grande, terá sua trajetória homenageada pelo projeto ‘Dona Judith: a redeira que teceu sua história’.
O projeto entrega ao público um vídeo, um catálogo impresso em português, inglês e espanhol, e uma exposição apresentando a arte e a história da redeira. Os materiais e peças produzidas pela artesã estarão disponíveis na exposição que abriu no dia 04 e prossegue até 13 de junho no Pantanal Shopping.
Seleção | IV Mostra Sesc de Cinema
A Mostra Sesc de Cinema está de volta. Cineastas de todo o país poderão inscrever suas obras entre 1º e 30 de junho para participar das exibições nacional e regional das produções. Uma das novidades desta edição é a seleção de um filme de cada um dos 23 estados participantes (um deles é Mato Grosso) e do Distrito Federal, o que traz uma pluralidade ainda maior à Mostra.
Detalhes sobre o edital, regulamento e inscrições podem ser conferidos no site do evento. Podem participar filmes de longa, média e curta metragens.