Lançamento de livro | “Como pássaros no céu de Aruanda”
O livro conta também com ilustrações de Paty Wolff, veterana nas artes plásticas, que busca, nas diversas poéticas, trabalhar a temática negra. Paty foi uma das escritoras reveladas pelo Edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense, realizado em 2019 pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT).
55ª Festa de São Benedito | Quilombo Mata Cavalo


Uma das festas religiosas mais tradicionais de Mato Grosso, a Festa de São Benedito chega a sua 55ª edição no Quilombo Mata Cavalo de Cima, no município de Nossa Senhora do Livramento. A programação começa às 08h deste domingo (18) com as boas-vindas e a feira de produtos comunidade, seguido de chá com bolo.
“Nós vamos rezar para São Benedito, vai ter um almoço, vai ter reza cantada, dança de siriri”, explica Mestre Nezinho que, desde os 12 anos de idade, luta pelo reconhecimento e valorização das manifestações culturais quilombolas. Para garantir a segurança de todos os festeiros, será obrigatório o uso de máscaras.
Após as apresentações culturais, o público também assistirá Estórias do Jardim, da Trupe Leite de Pedras. Na peça, em um mundo da magia, um Velho Carvalho conta aventuras de reis e ciganos.
55ª Festa de São Benedito do Quilombo Mata Cavalo de Cima
Data: Domingo (18), a partir das 8h
Local: Sítio São Benedito – estrada principal do Quilombo (seguir as fitas azuis) – Espaço Cultural São Benedito e Vovó Catarina – Nossa Senhora do Livramento
Uso obrigatório de máscaras contra covid-19
Recomendável levar utensílios pessoais, como talheres, copos e pratos
Confirmar a presença pelo WhatsApp: (65) 99802-2151
Espetáculo online + oficina | “Agulhas”
A primeira apresentação da peça de teatro foi no dia 1º, quinta-feira, e, a partir de então, seguirá por todas as sextas, sábados e domingos do mês de julho, sempre às 19h (horário de Cuiabá). Os ingressos serão disponibilizados no site Sympla e a transmissão será pela plataforma Zoom.
Espetáculo on-line ‘Agulhas’
Dias 01 a 04, 09 a 11, 16 a 18, 23 a 25 e 30 e 31 de julho, sempre às 19h de Cuiabá
Ingressos pelo Sympla e transmissão pelo Zoom, acesso gratuito
Oficina Caminhos de Ser Mais
Data: de 26 a 30 de julho, às 19h (Cuiabá)
Inscrições a partir de 19 de julho
Acesso: gratuito
Projeções Poéticas
Quando a pandemia começou, a vontade de confortar os transeuntes e moradores em isolamento deu lugar à iniciativa Projeções Poéticas. São fotografias, colagens e vídeos que serão transmitidos em quatro noites especiais de projeções em muros e prédios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
Nesta sexta-feira (16.07), as projeções podem ser visualizadas na entrada da Casa das Pretas, na Praça da Mandioca, a partir das 18h. A fachada da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é suporte para a arte visual no sábado (17.07), no mesmo horário. No próximo sábado (24.07) é a vez de Chapada dos Guimarães, quando as imagens serão exibidas na fachada da Igreja Nossa Senhora de Santana, também às 18h.
Em todas as atividades serão seguidos protocolos de biossegurança. Para quem observa, o uso de máscaras deve ser obrigatório e deve ser evitada aglomeração, com orientação de distanciamento mínimo de 1,5 m entre os observadores.
Literatura em Talk Shows
As entrevistas serão conduzidas por Everton Almeida, músico, escritor e professor de Literatura na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), de Tangará da Serra. “A ideia é fazer um bate-papo descontraído com escritores que também são músicos, falando de suas obras, influências artísticas e tocando suas composições musicais. Misturar literatura e música”.
Serviço
Literatura em Talk Shows
Data: 28.07 – entrevista com Eduardo Ferreira
Local: Canal de Everton Almeida no Youtube.
Exposição | “Freedom, a Vida Livre no Santuário de Elefantes Brasil”
Além de fotos, a mostra reúne curiosidades e informações sobre o refúgio, único santuário de elefantes da América Latina. A visitação é gratuita e segue até 30 de agosto, no espaço Goiabeiras Cultural, localizado no 1° piso do mall. Outro propósito da mostra é angariar doações de itens alimentícios e recursos financeiros para ajudar no trabalho realizado pelo santuário, organização sem fins lucrativos que atua desde 2010 com o objetivo de resgatar elefantes em situações críticas em zoológicos, circos e propriedades rurais. A exposição conta com um espaço donativo onde o visitante poderá realizar as doações.