O nosso olhar colonizado e colonizador é branco. Nossas referências culturais e intelectuais, em sua grande maioria, são brancas. Agora (antes tarde do que nunca), estamos mudando esse referencial branco e passando a consumir conteúdo produzido por pessoas negras. O roteiro cultural dessa semana é dedicado ao protagonismo negro no audiovisual brasileiro, com trabalhos que abordam a temática e aprofundam o conteúdo sobre o racismo. Com isso, pretendemos contribuir com o debate e o letramento racial de todos, todas, todes. Então, separa um tempo, liga a TV, o computador, ou o celular mesmo, e dá o play nas opções que selecionamos para vocês!
A curadoria desse material foi realizada pela diretora de arte Michelly Thomaz.
Biblioteca Instituto AfroAmparo
Diversidade de pesquisas, textos, e vídeos foram reunidos em uma biblioteca virtual organizada pelo Instituto AfroAmparo. No acervo, constam documentários e vídeos curtos. Vale a pena tirar um tempo para navegar na seleção de informações relevantes.
Sabrina Fidalgo
Sabrina Fidalgo é cineasta, roteirista, atriz e produtora brasileira. A “Trilogia do Carnaval” se iniciou com o premiado curta-metragem “Rainha” de 2016 e a segunda parte intitulada “Alfazema” foi lançada em 2019, garantindo novas premiações em festivais de cinema.
Quarentena CULTNE
O maior acervo digital de cultura negra na América Latina, o CULTNE, selecionou uma programação especial para o período da quarentena, que inclui cinema, samba, música, teatro, e muito mais. Confira!
Jeferson De
O cineasta Jeferson De foi um dos criadores do movimento de cinema negro brasileiro Dogma Feijoada. Em sua filmografia, tem em Bróder seu primeiro longa, e o trailer do seu novo filme M-8 Quando a morte socorre a vida é de arrepiar.
Madame Satã
Madame Satã é um filme brasileiro e francês de 2002, do gênero drama biográfico, dirigido por Karim Aïnouz. Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
NEGRUM3
Entre melanina e planetas longínquos, NEGRUM3, do cineasta Diego Paulino, propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo. Um ensaio sobre negritude, viadagem e aspirações espaciais dos filhos da diáspora.
RÃ
O curta-metragem de Julia Zakia foi premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e selecionado para a mostra Geração. O filme traz Ana Flavia Cavalcanti como protagonista, roteirista e codiretora.
Joel Zito de Araújo
Cineasta, escritor, professor, diretor, produtor executivo e roteirista de filmes de ficção e documentários, Joel Zito de Araújo é diretor do documentário Negação do Brasil (2000), que analisa a participação de atores negros nas novelas brasileiras. Em uma extensa entrevista ao Itaú Cultural, o cineasta aborda a história do cinema na África em Diálogos Ausentes.
O Cidadã(o) Cultura agradece a colaboração de Michelly Thomaz, que atua como coordenadora, produtora e diretora de arte em cinema. Nasceu em Cuiabá/MT e foi radicada na cidade do Rio de Janeiro por 15 anos, hoje transita entre o eixo Rio e São Paulo. Começou sua carreira como atriz e nas artes visuais e audiovisual desenvolveu seu oficio como produtora. Participou de dezenas de exposições, editoriais, campanhas publicitárias e longas-metragens premiados.