Por Larissa Campos
Quando o disco “Acabou chorare” foi lançado, em 1972, eu não era nem mesmo um sonho na cabeça de alguém. Mesmo assim, o álbum dos Novos Baianos se tornou uma referência dentro das minhas experiências musicais. Ele é considerado uma unanimidade, um marco na música brasileira.
Em algumas ocasiões, cheguei a dizer que esse é o disco da minha vida. E sempre o disse simplesmente por ele reunir letras, sonoridades, arranjos e artistas que me provocam. Mas, depois de pesquisar e ler algumas coisas sobre “Acabou chorare”, admito que outros motivos fazem dele o disco da minha vida.
O álbum, por si só, é uma provocação. Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão, Baby Consuelo e Moraes Moreira (os Novos Baianos) não estavam muito satisfeitos com os rumos da música brasileira e do próprio país, que vivia os anos cinzentos da Ditadura.
Pensando nisso, decidiram fazer um disco leve, que fosse alegre, gostoso de ouvir e, em alguns momentos, engraçado. Era tudo o que nossa música precisava naquele momento!
Desse caldeirão de malucos e suas maluquices, nasceram verdadeiras pérolas. E como a vida imita a arte, “Acabou chorare” se tornou, para mim, uma analogia à própria vida, seu dinamismo e simplicidade. Quando tudo está muito cinza, sério demais, quadrado, dentro das devidas caixas, a gente lembra que até o zumbido de uma abelha pode virar música e isso é lindo demais!
E se as coisas estiverem pesadas, complicadas, eu olho para mim mesma e digo “besta é tu”. Besta é tu por não entender que “pra ter outro mundo é necessário viver” e que a vida pode ser simples como olhar o sol e festiva como o Maraca domingo.
“Acabou chorare”, chega de lágrimas!
Vamos todos viver, até porque isso aqui (a vida) não vai durar para sempre.
*Larissa e Raul são apresentadores do programa Ficha Técnica, que faz parte da programação da Rádio Assembleia, 89,5 FM. A proposta do programa é apresentar, a cada edição, informações sobre um importante álbum da música brasileira. Nos trinta minutos de programa, o público acompanha curiosidades, opiniões, músicas e histórias relacionadas ao disco. Esse texto integra a primeira edição do programa, que tem como tema o disco “Acabou Chorare” dos Novos Baianos. Os programas estão disponíveis no link http://www.al.mt.gov.br/institucional/radio-assembleia/24/visualizar