Por Larissa Campos
Era um sábado de calor e a turma não demorou para decidir que o destino daquela tarde seria um bar, no centro da cidade. Para um dia quente como aquele, nada melhor do que a cerveja gelada e o papo com os amigos. Foram todos para o bar, animados e descontraídos. Pouca roupa, corpos suados e sorrisos abertos. A roda cresceu rapidamente, em poucos minutos já eram mais de dez pessoas. Uma delas era Maria Olívia, que estava grávida e se revezava entre água e suco de laranja.
Maria era cantora, tinha uma voz suave e profundamente agradável. Quando ela cantava, a criança chutava forte dentro dela. Naquela tarde quente, numa mesa de bar, presenciei um momento sublime de conexão entre uma mãe e a criança que ainda nem havia nascido. Curiosa, perguntei o que a criança mais gostava de ouvir. Sem pensar muito, Maria respondeu: Milton Nascimento! E continuou explicando que, todas as vezes em que ela cantava Milton, a reação do bebê era diferenciada. “Primeiro ele se movimenta bastante, chuta e depois fica quietinho, sossegado”, disse a jovem, explicando que, quando ela era criança, sua mãe costumava cantar Milton antes do sono chegar.
Enquanto todos nós, naquela mesa, já estávamos um pouco alterados pelo efeito do álcool, Maria nos brindou com sua voz doce e cantou Ponta de Areia. Com os olhos fechados, eu escutava aquela voz e tinha a impressão de estar em outra dimensão. Enquanto ela cantava, puxou rapidamente minha mão para que eu sentisse os chutes do bebê e aquilo me emocionou.
Quando Maria terminou de cantar, parecia que todos em volta dela estavam hipnotizados. “O bebê sossegou. Deve ter dormido”, ela brincou. Um dos amigos que estava na roda disse o quanto estava encantado com aquela voz e por presenciar o momento de conexão entre a mãe e a criança. Vários elogios se seguiram e Maria agradeceu dizendo apenas: “Agradeçam Milton Nascimento! Certamente o autor das minhas canções de ninar favoritas”.
*Larissa e Raul são apresentadores do programa Ficha Técnica, que faz parte da programação da Rádio Assembleia, 89,5 FM. A proposta do programa é apresentar, a cada edição, informações sobre um importante álbum da música brasileira. Nos trinta minutos de programa, o público acompanha curiosidades, opiniões, músicas e histórias relacionadas ao disco. Esse texto integra a décima edição do programa, que tem como tema o disco “Minas”, de Milton Nascimento. Os programas estão disponíveis no link http://www.al.mt.gov.br/institucional/radio-assembleia/24/visualizar