É com a capacidade de nos transportar para os ambientes que Stéfanie Sande nos leva para dentro da história em Virgínia, seu novo romance. Entre as paisagens e os lugares que se confundem com as nossas próprias memórias, a escritora narra a relação de duas mulheres.
Era meu último fim de semana em Cuiabá. Jantava com amigos no meu café favorito quando uma figura familiar entrou acompanhada de um desconhecido. Virgínia. O Metade Cheio estava lotado, mas havia um vão entre as pessoas por onde ela encontrou meu olhar e sorriu com uma expressão surpresa.
Com o início do isolamento e as incertezas sobre a pandemia, Stéfanie começou a escrever um diário de quarentena, onde surgiram os elementos que formaram o livro. “Virgínia é um romance sobre se apaixonar. Ele se passa em Cuiabá e Chapada dos Guimarães e é narrado em primeira pessoa por Ariel, jovem que se apaixona perdidamente pela inacessível Virgínia no primeiro ano da pandemia”, conta.
Dedicada à literatura, Stéfanie é uma leitora voraz. Livros e livros ocupam suas estantes, tantos outros títulos armazenados no kindle. Trocamos muitas figurinhas literárias e obras de autoras que desejava há tempos vieram parar em minhas mãos pelas mãos dela.


É com esse ímpeto em direção à narrativa literária, que Stéfanie publica seu segundo romance e segue abrindo caminho para outras jovens escritoras. Nessa busca em se aperfeiçoar e se especializar cada vez mais, ela cursou o mestrado e agora o doutorado em escrita criativa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). De aluna passou a monitora da oficina de criação literária do professor Assis Brasil, em curso desde 1985.
“A novela ‘Virgínia’ é graciosa, leve e profunda, ao mesmo tempo. Acompanhamos com muita solidariedade e com algum sorriso de complacência as atribulações da Ariel, tão pequenas à vista exterior, mas tão grandes e devastadoras na perspectiva dela. À parte disso, há a visão interna de um país submerso na pandemia. É o depoimento em off de como as pessoas estão lidando com essa praga, e de como as vidas podem ser abaladas pelo temível horizonte de incertezas”, escreveu Assis sobre a obra.
O bate-papo de lançamento do romance “Virgínia”, da escritora Stéfanie Sande, acontece nesta quinta-feira (08), às 16h30 (horário de Brasília). A live será mediada pelo jornalista Leonardo Neto, editor-chefe do PublishNews, e contará com a presença Luiz Antonio de Assis Brasil, autor de mais de 20 romances e professor-titular em escrita criativa na PUCRS.
Serviço
Bate-papo de lançamento do romance “Virgínia”, com Stéfanie Sande, Luiz Antonio de Assis Brasil e Leonardo Neto
Quando: Quinta-feira (08)
Horário: 16h30 (horário de Brasília)/ 15h30 (horário local)
Link de acesso: aqui.
Onde adquirir “Virgínia”
1. No site da Editora Cálida
2. Na livraria Mega Fauna (São Paulo, edifício Copan): Megafauna
3. Na livraria Gato Sem Rabo (São Paulo, Rua Amaral Gurgel, 352)
4. Na Amazon
5. Livraria Martins Fontes