Que tal voltar no tempo e mergulhar no Festival de Woodstock, ocorrido em agosto de 1969, nos Estados Unidos? O festival marcou uma geração de jovens ligados aos ideais do movimento hippie e principalmente a consolidação do Rock”n Roll. Vamos mergulhar neste momento histórico da contracultura.
Nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 1969, ocorreu, na fazenda de Max Yasgur, nas imediações da cidade de Bethel, Estados Unidos, um dos maiores festivais de música da história, o Woodstock. O Festival possuía um vínculo direto com a contracultura que se desenvolveu exponencialmente nos anos 1950 e 1960 e, sobretudo, com o principal eixo contracultural, o Movimento Hippie. Esse festival aconteceu em uma época em que o mundo estava no auge da bipolaridade geopolítica, isto é, na ambiência da Guerra Fria.
Primeiro nome a se apresentar o cantor e musico Richie Havens e a musica Freedom.
Para entender a importância e a magnitude do Woodstock, é necessário saber que, após a Segunda Guerra Mundial, houve um surto de desenvolvimento tecnológico voltado para a vida doméstica, sobretudo nos Estados Unidos. Era a época do “American Way of Life” (o modo de vida americano), que se tornava um modelo para todo o mundo ocidental. Essa época ficou conhecida também como a “era dos eletrodomésticos”. O fato é que, ao mesmo tempo em que havia esse otimismo social ligado ao consumo, os EUA estavam envolvidos em um dos confrontos mais dispendiosos desse período: a GuerradoVietnã. Mais do que nunca abria-se a vez da roqueira do Texas Janis Joplin colocar seu protesto em seu Piece of my heart.
A contracultura nasceu como contestação dos jovens ao clima de rivalidade fomentado pela Guerra Fria. A Guerra do Vietnã tornou-se um dos principais alvos desse movimento. As formas de protestos encontradas pelos jovens desse período eram a música, sobretudo o Rock n’ Roll, e as drogas – principalmente as sintéticas, como o LSD e a mescalina. Por meio do som e das letras do rock e também das performances no palco, a contracultura começou a penetrar na sociedade como um todo. Neste clima se apresentou Creedence Clearwater Revival e seu rock rural, também em grande ebulição pelo meio oeste americano.
O Woodstock representou o ápice dessa era contracultural. O projeto de um grande festival que reunisse os principais representantes do rock daquele período partiu de quatro jovens: JohnRoberts,JoelRosenman,ArtieKornfeld e MichaelLag. A proposta era oferecer ao público interessado (a maioria esmagadora de hippies) um festival de três dias completamente voltado ao rock e às práticas contraculturais adjacentes: sexo e drogas.
Alguns autores que estudaram a história do festival dizem que a declaração dos organizadores de que era esperado um público de 60 mil pessoas não procede, haja vista que foram vendidos 180 mil bilhetes bem antes da realização. De toda forma, o evento contou com mais que o dobro de pessoas que haviam garantido sua vaga antecipadamente. Vivendo esse momento do Festival, 400 mil pessoas deliravam na apresentação do grupo Folk – Crosby, Still, Nash, e Young com Southern Man.
A cidade não suportou a demanda por comida e outras formas de mantimentos para tamanha quantidade de pessoas e teve que recorrer à ajuda das cidades vizinhas. Os organizadores tentaram fazer um evento com as principais personalidades do rock da época, mas nem todos puderam selar o compromisso. Nomes como JimMorrison,Led Zeppelin e FrankZappa, apesar de cogitados, não foram ao festival. Entretanto, os três dias contaram com artistas da estirpe de JanisJoplin,Santana,Jimi Hendrix, além de muitos outros que fizeram o sucesso do evento. E com Jimi Hendrix em um dos grandes momentos deste festival – Purple Haze.
O Woodstock ficou marcado ainda pelas imagens registradas em vídeo tanto dos shows quanto do público e por acontecimentos fatídicos também, como a morte de três pessoas, vitimadas, respectivamente, por atropelamento, rompimento do apêndice e overdose de heroína. Mas, o que ficou para a história foi o acontecimento que marcou um dos mais importantes momentos de uma época que contestou, criou e definitivamente se tornou inesquecível, principalmente para o Rock and Roll. Já no final desta memorável comemoração naquele agosto de 69 em uma tarde de domingo terminava o Festival de Woostock que jamais foi esquecido por futuras gerações. Volte no tempo e ouça a voz rouca de Joe Cocker cantando ao pôr do sol sua “ With a littlle help from my friend.”